- Publicidade -

UBS Fluvial realiza mais de 900 atendimentos no 1º dia de viagem em 2025

Na terça-feira (18), a embarcação esteve em Itamatatuba, no Bailique, e realizou diversos atendimentos, incluindo consultas médicas, exames, vacinação e distribuição de medicamentos.

Da Redação

Na terça-feira (18), profissionais de saúde da Prefeitura de Macapá deram início às ações da 1ª viagem de 2025 da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dra. Célia Trasel, que leva serviços de atenção primária para populações ribeirinhas entre o Amapá e o Pará. Durante o primeiro dia, a embarcação esteve em Itamatatuba, no Bailique, e realizou 969 procedimentos, entre consultas médicas, exames, vacinas e distribuição de medicamentos.

O equipamento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) começa suas atividades pela manhã, de acordo com a demanda, e encerra quando não há mais procura das comunidades, seguindo então para o próximo destino. A embarcação possui um cronograma mensal para oferecer os serviços, atendendo, em média, três a quatro localidades oficialmente, mas também beneficiando moradores de diversas áreas no entorno.

Ester Dias é moradora de Itamatatuba há quatro anos e, sempre que há visitas da embarcação, ela faz questão de buscar o espaço e aproveitar ao máximo os serviços. Dessa vez, ela esteve acompanhada pelo sobrinho Marcelo e realizaram as consultas com o clínico geral e o dentista.

“Eu me sinto vista sempre que as equipes estão por aqui, não só eu, como meus parentes, amigos e vizinhos. Em um único dia, sem dificuldade, conseguimos resolver o que for necessário”, relata a moradora da comunidade de Itamatatuba.

Ester Dias é moradora da comunidade Itamatatuba | Foto: Julian Vidal/SEMSA
Ester e o sobrinho Marcelo | Foto: Julian Vidal/SEMSA

A secretária da Semsa, Erica Aymoré, faz questão de estar em todas as viagens desde que assumiu a unidade administrativa em 2022. Para ela, o serviço demonstra que o Sistema Único de Saúde (SUS) não possui limites.

“A integralidade do cuidado tem que ser fortalecida, e as populações em vulnerabilidade merecem receber o atendimento digno, independente da territorialização de cada um deles”, complementa.

Secretária da Semsa, Erica Aymoré | Foto: Matheus Gomes/PMM
Secretária Erica faz questão de acompanhar todas as viagens da UBS Fluvial | Foto: Lissandra Pimentel/SEMSA

Confira o cronograma do 1º semestre:

Fevereiro | 18, 19 e 20
Comunidades Itamatatuba, Andiroba, Jangadinha-Jaburuzinho

Março | 24, 25, 26 e 27
Igarapé Carneiro, Igarapé Do Meio, Buritizal e Vila Progresso-Macedônia

Abril | 17, 18 e 19
Arraiol, Capinal e Maranata

Maio | 15, 16 e 17
Limão de Curuá, Igarapé Grande e Ponta da Curva

Junho | 20, 21 e 22
Carapanatuba, Ipixuna e Crôa da Pedreira

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...