MP-AP acompanha ação de remoção e adequação do cabeamento de telecomunicações no centro de Macapá
A retirada visa trazer segurança, remover os transtornos causados à população e reduzir a poluição visual causada pela desorganização dos cabos.
Da Redação
O Ministério Público do Amapá (MP-AP) acompanhou, nesta quinta-feira (5), a primeira fase da ação de remoção e adequação do cabeamento de telecomunicações na avenida Cândido Mendes, no centro de Macapá, recomendada pela Promotoria de Urbanismo. A retirada visa trazer segurança, remover os transtornos causados à população e reduzir a poluição visual causada pela desorganização dos cabos.
Jorgemiro Júnior, gerente da CEA Equatorial, forneceu detalhes sobre a primeira fase da ação e os planos de execução para o mês de agosto.
“Hoje iniciamos o projeto ‘Rede Limpa’ atendendo a recomendação do Ministério Público. Começando pela Rua Cândido Mendes, da avenida Padre Júlio até o Mercado Central, para dar uma qualidade visual e principalmente a segurança, até porque quando há um cabo caído a população não sabe identificar se é uma fiação de energia ou de telecomunicação. Então vamos fazer essa limpeza, remover os cabos em excesso e deixar tudo padronizado neste mês de agosto”, abordou.
O promotor de justiça de Urbanismo, André Araújo, que acompanha a execução da ação, explicou a importância do serviço e as consequências para as empresas que não cumprirem as normas estabelecidas.
“Essa adequação é imprescindível para garantir a segurança e a qualidade de vida dos moradores de Macapá. A desorganização dos cabos de telecomunicações não só causa transtornos estéticos, mas também representa um risco à integridade física dos cidadãos. O Ministério Público recomendou essa ação e está atento ao cumprimento das normas. As empresas devem se adequar, sob pena de terem seus serviços suspensos por conta da remoção dos cabeamentos desordenados. É uma medida necessária para evitar acidentes e melhorar a infraestrutura urbana da nossa cidade”, afirmou.
Cronograma após Recomendação do MP-AP
Concessionárias de energia cumpriram a recomendação do MP-AP e apresentaram cronograma para retirada de cabos em desuso. O cronograma apresentado prevê que as primeiras retiradas de cabos serão na Rua Cândido Mendes, no período de cinco semanas.
- De 5 até 9 de agosto – Cândido Mendes entre Avenidas Rio Vila Nova e Padre Júlio Maria Lombaerd
- De 12 até 16 de agosto – Cândido Mendes entre Avenidas Padre Júlio e Presidente Vargas
- De 19 até 23 de agosto – Cândido Mendes entre Avenidas Presidente Vargas e Rio Purus
- De 26 até 30 de agosto – Cândido Mendes entre Avenidas Rio Purus e Rio Xingu
- De 2 até 6 de setembro – Cândido Mendes entre Avenidas Rio Xingu e Ana Nery
Publicidade (x)