Comunidade do Ariramba, em Mazagão, celebra chegada da energia solar

Comitiva, liderada pelo governador Clécio Luís e organizada pela CEA Equatorial, celebra entrega de 2,7 mil kits de dignidade em forma de luz.

Cleber Barbosa, da Redação

Uma comitiva liderada pelo governador Clécio Luís, a primeira-dama Priscila Flores, além de outros gestores públicos e a imprensa, fez uma longa viagem de carro e barco no fim de semana até a comunidade Rio Ariramba, em Mazagão, para registrar um número de 2.790 kits de energia solar instalados em áreas remotas do Amapá.

Desde agosto de 2023, a CEA Equatorial tem transformado a realidade de pessoas de regiões ribeirinhas que nunca tiveram o fornecimento de energia de forma regular em suas casas. Por meio do programa “Luz Para Todos – Regiões Remotas”, quase 3 mil famílias já foram beneficiadas, número que poderá subir para mais 6 mil moradias com a renovação da parceria.

Retrospecto positivo

Em quase um ano de atuação, as ações do programa passaram pelos municípios de Amapá, Cutias do Araguari, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, chegando finalmente no município de Mazagão, onde foram beneficiadas 535 famílias que receberão energia dia 24h, por meio da implantação de kits solares. Além do Ariramba, onde 202 kits solares foram implantados, foram beneficiadas as comunidades do Rio Capitão, Rio Carneiro, Rio Ajuruxi, Rio Mulato, entre outras.

O presidente do Grupo CEA Equatorial, Augusto Dantas, lembrou que a comunidade do Ariramba já experimentou um projeto de energia solar, implantado pelo próprio município, mas com uma tecnologia hoje já atualizada e que possui uma autonomia bem maior. “Hoje mesmo que não faça sol, os moradores conseguem armazenar carga para mais de 48 horas de energia em casa”, finalizou.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...