MP-AP é parceiro da SEED nas atividades de educação ambiental em escolas estaduais do Amapá

O objetivo é plantar sementes de conscientização que gerem frutos em ações concretas de preservação ambiental”, destacou o promotor.

Da Redação

Iniciaram nesta quarta-feira (20) as atividades de conscientização ambiental em escolas públicas, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com o Ministério Público do Amapá (MP-AP), por intermédio da Promotoria do Meio Ambiente e da Ouvidoria e projeto ‘Rio Amazonas Limpo e Saudável’.

A ação visa sensibilizar sobre a preservação da natureza e ecossistema local e conscientizar a respeito da 14ª meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que versa sobre a conservação e uso sustentável da água.

Este é o 13º ano do projeto ‘Rio Amazonas Limpo e Saudável’, coordenado pela psicóloga Sandra Torrinha, e a Escola Estadual Araçary Correa Alves, no bairro Perpétuo Socorro, foi a primeira a ser contemplada neste ano. Alunos do 2º ao 5º ano participaram das atividades que envolveram a apresentação da iniciativa “Os efeitos da escarificação mecânica em sementes de jucá”, e tiveram diferentes dinâmicas, incluindo uma peça teatral.

O promotor de justiça do Meio Ambiente e ouvidor do MP-AP, Marcelo Moreira, apresentou o Radar Ambiental, um aplicativo desenvolvido pela própria instituição, para ser utilizado para denúncia de crimes e infrações ambientais, e que permite o acompanhamento dos procedimentos e o monitoramento de ocorrências.

“O Ministério Público está na escola estadual Araçary, iniciando com as crianças, professores e pesquisadores, uma semana de pensar o meio ambiente, começando pela água, nossa fonte de vida. Os alunos discutiram alternativas de proteção da água, mais precisamente do rio Amazonas. O objetivo é plantar sementes de conscientização que gerem frutos em ações concretas de preservação ambiental”, destacou o promotor.

Para Sandra Torrinha, a parceria entre o MP-AP, SEED e escolas estaduais, é um exemplo de união e comprometimento com o futuro sustentável da Amazônia. “Queríamos muito a parceria da Promotoria de Meio Ambiente, por que trabalhamos exatamente a educação ambiental. Estas duas instituições são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do projeto ‘Rio Amazonas Limpo e Saudável’, que levaremos para outras escolas”, disse Sandra Torrinha.

O MP-AP também disponibilizou o ônibus itinerante para prestar atendimentos às crianças, jovens, comunidade escolar e população, através de sua Ouvidoria.

A ação conjunta com o projeto ‘Rio Amazonas Limpo e Saudável’ continuará nesta quinta-feira, 21, na Escola Estadual Mario Andreazza, e encerra na sexta-feira, 22, na Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, Dia Mundial da Água.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...