Atricon promove “Diálogos Atricon”

Na ocasião a Atricon lançou o livro digital que contém as boas práticas mapeadas pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).

Da Redação

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, realiza nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro o evento “Diálogos Atricon” com uma vasta programação que iniciou hoje 19/02, na sede da entidade em Brasília. A agenda é alusiva ao encerramento da gestão 2023/2024, sob a presidência do conselheiro Cesar Miola.

As atividades iniciaram nesta tarde com a palestra “Enfrentamento à desinformação e fortalecimento das instituições”, ministrada pelo presidente da Associação Nacional dos Jornais e vice-presidente do Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar), Marcelo Rech. O tema recorrente dentro das instituições de controle externo gera crise de confiança nesses órgãos e mostra a imediata necessidade do fortalecimento das organizações no combate a desinformação.

Na ocasião a Atricon lançou o livro digital que contém as boas práticas mapeadas pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). O E-book reúne  em ambiente digital as experiências exitosas dos tribunais de contas, uma iniciativa que visa facilitar o acesso às informações, assim como, estimular a divulgação das boas práticas dos órgãos de controle.

O conselheiro César Miola, implementou também o conselho consultivo, órgão superior que vai contribuir e apoiar a entidade em matérias de relevância para o Sistema Nacional dos Tribunais de Contas.

Como prestação de contas apresentou a revista Atricon trazendo o relatório de gestão 2023/2024, um resumo das ações desenvolvidas no período em que conduziu a entidade. Amanhã 20/02, passará a presidência, ao novo presidente conselheiro do tce de Rondônia Edilson de Souza silva.

O presidente da Atricon, agradeceu pela contribuição e parceria de todos os tribunais em sua gestão “finalizamos deixando muitas contribuições e inspirações ao controle externo brasileiro, mas sobretudo, levando grandes aprendizados” disse.

Neste primeiro dia, foram inauguradas novas salas que irão ampliar o espaço físico melhorando a infraestrutura da entidade.

O evento Diálogos Atricon reúne representantes de tribunais de contas de todo o Brasil. O Tribunal de contas do estado do Amapá, está representado pelo conselheiro presidente do órgão Michel Houat Harb e pelos conselheiros Paulo Martins (2º vice presidente), Regildo Salomão (corregedor), Reginaldo Parnow (ouvidor), Maria Elizabeth de Azevedo Cavalcante Picanço (Controlodora) e Marília Góes. Além dos conselheiros substitutos Terezinha Botelho Pedro Aurélio Tavares e o procurador geral de contas Antônio Clésio cunha.

Projeto Comunica

Na oportunidade, o Tribunal de Contas do Estado do Amapá fez adesão ao Projeto Comunica, uma iniciativa da Atricon que busca implementar melhorias nas atividades ligadas a comunicação pública nos tribunais. A iniciativa conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A intenção do projeto é, com o mapeamento das necessidades estruturais, levando em consideração as peculiares de cada tribunal, construir um diagnóstico das unidades de comunicação. Esse levantamento já foi realizado junto aos coordenadores das Assessorias de comunicação dos tribunais de contas.

Desta forma, promover capacitações que possam ampliar e melhorar o acesso a informações ligadas ao controle externo.

O conselheiro Michel Harb, presidente do TCE Amapá, aderiu ao programa e falou a importância da iniciativa para construção de uma política de comunicação de melhor ao cidadão “O Comunica chega em um momento muito importante para os tribunais de contas, para se promover uma comunicação de melhor acesso ao cidadão é necessário buscar novas ferramentas de aprimoramento, tornando a comunicação pública cada vez mais aliada da sociedade”, declarou Harb.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...