Em visita institucional, Comandante do 1º Comar é recebido pela presidente da Alap, Alliny Serrão
Na ocasião, o Major-Brigadeiro colocou-se à disposição desta Casa de Leis, reforçando ainda a representatividade do Comando da Aeronáutica no estado e sua atuação em toda a região Amazônica.
Da Redação
A presidente da Assembleia Legislativa do estado do Amapá, deputada estadual Alliny Serrão (União), recebeu, na manhã desta terça-feira,17, o Major-Brigadeiro do Ar, Raimundo Nogueira Neto, comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional e presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica. Acompanhado do Cap SAI Wladimir Favacho Santiago, comandante do Destacamento de Controle Aéreo de Macapá/DTCEA-MQ; do Coronel Aviador Cláudio Luiz Júnior, chefe da assessoria de Comunicação e Cerimonial do 1º Comar de Belém do Pará e do tenente Lucas Tamer, o comandante falou sobre a atuação da Aeronáutica na região e das ações desenvolvidas pelo Comando Aéreo Regional que abrange os estados do Pará, Amapá e Maranhão. De acordo com o oficial comandante, a FAB, por meio dos comandos aéreos regionais atua nas esferas federais, estaduais e municipais. “Belém foi a porta de entrada na Amazônia. Fizemos essa colonização ainda no ano de 1956 quando só haviam 16 aeroportos; após 67 anos a Força Aérea construiu mais 170. Hoje temos acesso ainda maior às comunidades ribeirinhas e indígenas, levamos atendimento médico-hospitalar a todas essas comunidades com transporte em casos de urgência para hospitais de referência, além de ações cívico-sociais com a presença de médicos e demais especialistas que percorrem através dos rios, essas áreas mais longínquas oferecendo o tratamento adequado para essas populações”, destacou.
Para a presidente da Alap, é de extrema importância relações interinstitucionais que ampliam a capacidade de se atenderem as necessidades regionais através das forças militares e diante das ações relevantes nos estados amazônicos. “É fundamental essa relação mais próxima entre os poderes para que se ampliem as parcerias e possibilidades de atuação na nossa região. Sabemos de antemão que podemos sempre contar com a presença da FAB em nosso estado tanto em casos urgentes, mas também nas ações desenvolvidas com as comunidades ribeirinhas e tradicionais levando atendimento a quem precisa”, pontuou a presidente.
Na ocasião, o Major-Brigadeiro colocou-se à disposição desta Casa de Leis, reforçando ainda a representatividade do Comando da Aeronáutica no estado e sua atuação em toda a região Amazônica. A FAB teve papel fundamental durante a pandemia de Covid 19, em 2020, transportando equipamentos e medicamentos para o Amapá e também durante o Apagão que atingiu o estado no final do mesmo ano. Uma placa em agradecimento aos serviços prestados pela FAB durante os dois episódios foi entregue ao oficial comandante que retribuiu presenteando a parlamentar com um livro que registra em imagens a história da Força Aérea Brasileira. Estiveram presentes também o empresário Glauco Cei e o diretor legislativo da Alap , Antônio Aparecido da Silva.
Publicidade (x)