Prefeitura de Macapá realiza atividades para população em situação de rua
Evento no Centro Pop iniciou a programação que marca o dia nacional da luta desse público e contou com exposição de arte, palestras e café da manhã especial.
Da Redação
Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de Macapá realizou no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) junto aos frequentadores do espaço, atividades alusivas ao dia nacional voltado a esse público. O evento contou com exposição de arte feita por usuários, palestras, momento de louvor e um café da manhã especial para os usuários.
Os usuários foram esclarecidos sobre o funcionamento da unidade, seus deveres e direitos. O Centro POP é uma unidade pública e estatal de referência em atendimento especializado à população adulta em situação de rua, de ambos os sexos, acima de 18 anos, que perderam os vínculos familiares e estão em alto nível de vulnerabilidade social.
Um dos usuários do Centro Pop é Ronda Santos, de 47 anos. Ele vive nas ruas há cinco anos e diz que o espaço é uma referência para ele. “Aqui eu me sinto respeitado e valorizado. Eu participo das atividades, aprendo coisas novas e me divirto. Foi muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido”, disse.
Em 19 de agosto é celebrado o Dia Nacional da População em Situação de Rua. Neste sentido, a data recorda que pessoas em situação de rua também são detentoras de direitos. Segundo Nildo Nunes, subsecretário de assistência social de Macapá, a prefeitura tem realizado diversas ações para garantir a dignidade e a cidadania dessas pessoas. “O Centro Pop é um dos espaços que oferece acolhimento, orientação, alimentação, higiene, oficinas e capacitações. Além disso, temos outros equipamentos e programas que visam a inclusão social e produtiva dessa população”, afirmou.
Outros eventos alusivos à data também acontecerão em outros espaços durante a semana.
Publicidade (x)