Tribunal de Justiça do Amapá anuncia transmissão de julgamentos pela Internet
A 692ª Sessão Judicial do Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), marcada para quarta-feira, 07 de agosto, às 8 horas, será a primeira a ser transmitida ao vivo por meio do canal que a instituição mantém no YouTube. Para se inscrever e acompanhar a transmissão basta acessar este link:youtube.com/tribunaldejusticadoamapa.
O presidente do TJAP, desembargador João Lages, informa que o acompanhamento da evolução tecnológica e o pleno uso das ferramentas digitais por parte da Justiça do Amapá têm como objetivo atender às diretrizes traçadas pela gestão, que priorizam o fortalecimento e a melhoria contínua da prestação jurisdicional por meio da transparência.
“A transmissão das sessões é mais um fator de transparência. O TJAP presta serviço não só aos advogados como à sociedade em geral, que fica sabendo dos posicionamentos dos magistrados e a rapidez dos julgamentos, o que possibilita a quem acompanha pela internet maior conhecimento sobre o trabalho do Tribunal”, destacou o presidente.
A Diretora da Secretaria do Pleno do TJAP, Renata Gato, ressaltou a importância desta iniciativa, visto que é mais um passo que a Justiça do Amapá dá para se tornar cada vez mais acessível e evidencia ainda a seriedade e transparência dos julgamentos.
“Este ganho tecnológico representa um grande avanço na função jurisdicional, levando a todos os interessados, desde as partes a acadêmicos e advogados, o acesso em tempo real de todos os julgamentos que ocorrem no Tribunal de Justiça, efetivando ainda mais a transparência e a acessibilidade, que são características desta gestão”, concluiu.
Sob a coordenação da Diretoria-Geral e do Departamento de Informática e Telecomunicações (Deintel), foram instaladas quatro câmeras no Plenário com qualidades HD ou Full HD. Mesmo na eventualidade de uma queda de conexão da internet, o material audiovisual será gravado para upload posterior no canal do TJAP. O novo recurso permite a visualização em alta qualidade e em tempo real por meio de tablets e smartphones.
Além do Pleno, a partir de agosto também as sessões da Câmara Única e Secção Única poderão ser acompanhadas pela internet.
–