Governo do Amapá ativa nova subestação de energia para atender HCA e PAI
Estrutura auxilia no enfrentamento do surto de síndromes gripais no estado. Crianças de até seis anos são as mais atingidas.
Da Redação
O Governo do Estado ativou a nova subestação de energia para dar suporte ao Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e ao Pronto Atendimento Infantil (PAI), em caso de queda ou falha na eletricidade. As unidades de saúde estão superlotadas devido ao surto de síndromes gripais no Amapá, que atinge, principalmente, as crianças.
Com 1.500kva de potência, a subestação tem capacidade de geração de energia três vezes maior do que a antiga, que era de 500 kva e já tinha cerca de 30 anos de uso e estava parada desde 2014.
A mudança permite levar energia tanto para o HCA quanto para o PAI, dando condições de funcionamento para os 94 leitos que o Governo do Amapá vai abrir nas unidades nos próximos dias.
“É muito importante, principalmente nesse momento, em que precisamos ampliar o número de leitos para atender crianças que chegam ao PAI ou HCA com sintomas graves de síndromes respiratórias”, detalhou a diretora do HCA, Cleude Rodrigues.
A subestação funciona como um conversor de energia, transformando a média tensão recebida pela CEA Equatorial, em eletricidade de baixa tensão para ligar equipamentos hospitalares, luminárias, centrais de ar e demais aparelhos que necessitem de energia dentro de um hospital.
De acordo com o engenheiro eletricista Pedro Josaphat, o novo equipamento também conta com dois grupos geradores, que podem ser acionados em caso de queda de energia.
“Os hospitais não podem parar quando o fornecimento de energia é interrompido, por isso, a nova subestação conta com dois grupos geradores, que, juntos, têm uma potência de 850kva e podem garantir energia, sem qualquer dificuldade ao HCA e ao PAI, pois eles funcionam à base de óleo diesel”, explicou o engenheiro.
Publicidade (x)