Presidente da Alap participa de homenagem às mulheres, em Amapá

A programação foi encerrada já na parte da noite com a 1ª Corrida da Mulher, prova de 5km que contou com cerca de 300 participantes.

Da Redação

A presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Dep. Alliny Serrão (União) esteve neste sábado (18) na cidade de Amapá, onde participou das atividades alusivas à programação do Mês da Mulher, promovido pelo gabinete da Dep. Dayse Marques (SDD).

O evento teve início pela manhã no Centro de Festividade da Igreja N. S. de Nazaré, e, contou, além das duas deputadas, com as presenças, na mesa de abertura, do prefeito Carlos Sampaio (União); dos vereadores Ivanete Ferreira (PP), Kelley Lobato (PL) e Maurício Sucupira (PDT); e da articuladora do selo Unicef no município, D. Delmira da Matta. ”As lutas são constantes. Lutemos e as vitórias virão. As mulheres não devem desistir de seus objetivos, de seus sonhos. A Assembleia tem que andar nos municípios, por que é neles que as pessoas estão”, pontuou Marques. ”Deixo minha mensagem de força para todas as mulheres aqui, para que busquem seus espaços na sociedade. As mulheres precisam ser respeitadas e terem seus direitos garantidos. Tenho certeza de que ano que vem, o evento será maior ainda. É assim que se faz políticas públicas de verdade para as pessoas. Também sou uma deputada municipalista”, complementou Serrão.

Logo em seguida as centenas de mulheres presentes assistiram as palestras do médico mastologista e oncologista Mauro Secco e da psicóloga Jairene Lima. Ele abordou a saúde de forma mais geral: ”Saúde não é só não estar doente. Saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde, é o bem-estar físico, mental, social e espiritual”, afirmou. Por sua vez, Lima focou em atividades de autoestima e interação com a plateia. ”Um agradecimento, um elogio, isso é cuidar da saúde mental”, lembrou.

Durante todo o evento a Prefeitura de Amapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou no local exames como o de HIV e o de Covid-19, além da aplicação de vacinas, de medição de pressão arterial e de glicemia, e de aplicação de flúor e avaliação odontológica. ”A prevenção à saúde da mulher é muito importante e o papel do gestor é cuidar das pessoas”, lembrou Carlos Sampaio, alcaide municipal.

Na sequência, acompanhada da Dep. Dayse Marques e do prefeito Sampaio, a presidente da Alap visitou as obras das ampliações do campus da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) na cidade e do Estádio Municipal Júlio Vieira dos Santos.

A programação foi encerrada já na parte da noite com a 1ª Corrida da Mulher, prova de 5km que contou com cerca de 300 participantes. Alliny Serrão e Dayse Marques estavam entre as atletas. A disputa foi dividida em seis categorias, de acordo com a faixa-etária das competidoras, havendo premiação para as três primeira colocadas de cada. ”Correr para mim é qualidade de vida, momento de extravasar, de diversão”, pontuou Josiane Pantoja, 35 anos, vencedora geral e que corre há quatro anos, já tendo vencido outras provas. Já D. Sonia Abreu, 71 anos, recebeu o Troféu Superação. ”Eu corro devagar, mas alcanço o meu objetivo”, disse a septuagenária que começou a correr em 2017 e que já competiu até no exterior.

FOTOS: Olavo Reis

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...