- Publicidade -

Augusto Pupio debate com ministro produção de energia a partir do lixo

Jader Filho recepcionou o parlamentar do Amapá em busca de soluções para o problema da destinação dos resíduos sólidos das cidades.

Cleber Barbosa, da Redação

O ministro das cidades, Jader Filho, recebeu nesta semana, em seu gabinete, o deputado federal Augusto Pupio (MDB/AP), para discutir possibilidade do uso da tecnologia de wastetoenergy (incineração de resíduos urbanos para produção de energia) para solução dos problemas de acúmulo de lixo em cidades como Macapá e Belém.

O deputado Augusto Pupio observa que Macapá e Belém, respectivamente capital do Amapá e Pará, têm problemas sérios de destinação final dos resíduos produzidos na área urbana. “Se eliminarmos o lixo, e ainda por cima produzir energia, o processo é mais do que bem-vindo”, comentou o parlamentar amapaense.

Participou do encontro, o presidente da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren), Yuri Schmitke.

A Abren representa a tecnologia de incineração de resíduos não utilizados na reciclagem para produção de energia. “Um modo eficaz para dar fim aos lixões que ainda sobrevivem nas cidades brasileiras, apesar da proibição definitiva, desde 2014”, ressaltou Yuri.

O ministro Jader Filho, cuja pasta é responsável por prover o acesso à moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade, ficou entusiasmado com a tecnologia que já está em franca atividade em países como o Japão, China, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e outros países, totalizando 2.500 usinas em operação, inclusive no continente africano.

Jader Filho pediu estudos suplementares para discussão técnica da proposta em menos de duas semanas. “O abastecimento de energia e a falta de destinação correta do lixo produzido nas cidades são dois problemas que devemos enfrentar com urgência. Lembro que Macapá ficou sem energia por mais de 20 dias, durante a pandemia, em 2020, e o lixo continua a céu aberto em algumas localidades.

Com a tecnologia wastetoenergy, pretendemos resolver as duas questões e servir de modelo para outras cidades ou regiões metropolitanas do Brasil”, ressaltou o deputado Augusto Pupio durante o encontro.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...