Legislativo amapaense realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia da Mulher

Na abertura da sessão foi executado o Hino Nacional Brasileiro e Canção do Amapá, interpretados pela cantora Deise Pinheiro e no violão, Hian Moreira.

Da Redação

A manhã desta quarta-feira (08/03) foi marcada por uma grande programação com discursos de igualdade, respeito e empatia na Assembleia Legislativa do Amapá. Isso porque foi celebrado, em Sessão Solene, o Dia Internacional da Mulher, atendendo o requerimento assinado pela presidente da Casa, deputada Alliny Serrão, e as parlamentares Aldilene Souza, Dayse Marques, Liliane Abreu, Edna Auzier, Telma Nery e Zenaide Costa.

A programação teve início com as servidoras da casa, convidadas e autoridades, reunidas no auditório João Queiroga, no primeiro piso, onde acompanharam uma palestra da pastora Oriane Coimbra Santana, que abordou o tema empoderamento feminino, seguido do momento de adoração. Logo em seguida, elas participaram de um café da manhã especial.

A sessão solene realizada após o café no plenário deputado Dalto Martins foi prestigiada pelas autoridades locais, entre as quais a Promotora de Justiça, Alessandra Moro de Carvalho, titular da primeira Promotoria de Defesa da Mulher e coordenadora do Centro Operacional de Defesa da Mulher, a secretaria estadual de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos, Angela Hirata, empresária de comércio e marketing internacional, especialista em comércio exterior, a prefeita do município de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelas, vereadora do município de Macapá, Maraína Martins e a secretária de Educação do Município de Laranjal do Jari, Antonina.

A senhora Cíntia Furlan, esposa do deputado Fabricio Furlan, representou na mesa as esposas dos demais parlamentares. Na abertura da sessão foi executado o Hino Nacional Brasileiro e Canção do Amapá, interpretados pela cantora Deise Pinheiro e no violão, Hian Moreira. Foi apresentado também um vídeo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que foi oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 1970.

O vídeo destacou os avanços relacionados à presença feminina no legislativo amapaense, com ênfase para a primeira mulher, deputada Alinny Serrão, a assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Amapá após 30 anos de existência. “No Brasil, somos 51,7% do eleitorado nacional, mas ocupamos apenas 10% dos lugares no Poder Legislativo”, destacou Alinny Serrão.

Durante a sessão foi realizada a entrega de Moções de Aplausos a diversas mulheres por seu ativismo e contribuições relevantes à sociedade do Amapá e, principalmente, esforços por avanços femininos na comunidade amapaense. Um dos atos importante da sessão, foi protagonizado pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Alliny Serrão que a assinou a redação final e do ofício de encaminhamento para a sanção do Governador do Projeto de Lei Ordinária, 0138/22 – AL, de autoria do deputado Pastor Oliveira, que dispõe sobre a obrigação de academias e estabelecimentos prestadores de atividades físicas, a adotarem medidas de auxílio e segurança à mulher que se sinta em situação de risco ou venha sofrer assédio ou importunação sexual em suas dependências.

Encerrando a programação foi entregue a cada mulher uma rosa vermelha, símbolo principalmente da paixão, beleza e amor (sentimentos e características que estão sempre presentes na vida de uma mulher). “É com este espírito que hoje esta Casa de Leis presenteia todas vocês, mulheres de força e coragem, com esta rosa. Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!”, finalizou a presidente Alliny Serrão.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...