Dr. Furlan entrega obra de revitalização da Feira do Zerão, na zona sul de Macapá
Local conta com novo piso, instalações hidráulicas e iluminação para atender trabalhadores e clientes.
Da Redação
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou nesta terça-feira(27) a obra de revitalização da feira do bairro Zerão, na zona sul da capital. A estrutura atende os segmentos de venda de hortifruti, farinha, pescado, entre outros alimentos. O local conta com novo piso, instalações hidráulicas, iluminação e passa a oferecer mais conforto e modernidade aos trabalhadores e clientes. A feira tem capacidade para 30 boxes e inicialmente foram entregues 20 unidades, que são maiores e demandou de uma readequação da estrutura da feira. Os outros 10 serão entregues posteriormente.
“Esses espaços públicos são importantes áreas de atividade econômica. Nosso compromisso é adequar essas feiras de forma organizada, promover um local de trabalho digno para nossos feirantes”, garantiu o prefeito Furlan.
O espaço é administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação e está incluído no Plano Municipal de Feiras, da Prefeitura de Macapá, que visa o desenvolvimento e a economia criativa. A iniciativa beneficiará dez pontos de Macapá que, juntos, receberão investimento de R$ 5,5 milhões em recursos de cessão onerosa.
“O empreendedorismo é uma matriz econômica forte e a Prefeitura de Macapá está valorizando esse segmento. Estamos dando condições dignas de trabalho para os feirantes além de proporcionar conforto e segurança aos consumidores”, diz o titular da Semtradi, Augusto Félix.
Fabrícia de Albuquerque, de 27 anos, é feirante e trabalha com o segmento de hortifruti há 8 anos. Ela, que foi a primeira a montar a banca na nova estrutura, diz que o novo espaço é fundamental para os trabalhadores do local, pois se trata de um local fixo para que possam comercializar os produtos. “Agora a gente tem um lugar para trabalhar e ninguém mais vai nos tirar dessa feira. Estou orgulhosa de trabalhar na feira”, comemora.
Ícaro dos Santos Rodrigues, de 30 anos, também foi um dos contemplados com um dos boxes na nova estrutura da feira. Ele trabalha há mais de 15 anos com a venda de peixes e conta que estava com dificuldades para expor e comercializar seus produtos na barraca improvisada que ocupava. A partir da entrega da obra ele acredita que as vendas serão impulsionadas.
“Era muito difícil trabalhar em um local sem estrutura e agora temos água nas torneiras, energia e um espaço adequado para oferecer os nossos produtos. Não preciso mais parar minhas vendas por causa da chuva ou sol porque temos um local coberto e seguro”, declara.
Para o feirante Mauri Braga, de 42 anos, o grande diferencial dessa feira é que agora os trabalhadores terão um local digno para trabalhar. “Essa nova estrutura vai nos proteger tanto da chuva quanto do sol, assim como a população que vem comprar com a gente um produto fresquinho e de qualidade”, ressalta.
Para o presidente da Associação dos Peixeiros da Feira do Zerão, Sandro Matos, alguns trabalhadores pagavam aluguel para poder comercializar os produtos no local. Já outros ocupam calçadas públicas, o que comprometia a locomoção dos pedestres e até mesmo a renda dos feirantes. “As novas instalações vão nos proporcionar comodidade e com o ponto fixo ninguém mais vai ter que se preocupar se terá trabalho no dia seguinte”, destaca.
Serviços
A feira está localizada na Rua Dr. Bráulio, próximo a primeira arena do bairro Zerão, e agora passa a funcionar todos os dias das 17h às 21h.
Publicidade (x)