Com chuvas intensas em Macapá, Defesa Civil monitora áreas de riscos
Cerca de 20 guardas estão distribuídos em equipes alertas 24 horas.
Da Redação
Em decorrência das chuvas que atingem Macapá nos últimos dias, a Defesa Civil do Município reforça os trabalhos de monitoramento das áreas de risco de alagamento nesta terça-feira (29), com o objetivo de prevenir, proteger e ajudar os moradores dos locais .
A equipe trabalha em regime de plantão e está de prontidão para atender qualquer tipo de emergência que seja solicitada. Cerca de 20 guardas estão distribuídos em equipes alertas 24 horas.
Dentre as diversas ações, a Defesa Civil realiza a emissão de alertas e avisos, monitoramento de eventos naturais e a evacuação de áreas de risco, atuando de imediato com ações de resposta ao desastre, para socorrer a população atingida possibilitando o salvamento, os primeiros socorros e a assistência à população.
Segundo informações do coordenador da Defesa Civil Municipal de Macapá, Aldair Santos, durante a madrugada, nenhuma ocorrência grave foi registrada.
“Nas últimas 48 horas, foi registrado um volume de água na zona norte de 141,2 mm e na zona oeste, nas últimas 48 horas, o volume de água foi de 78,2 mm. A Defesa permanece alerta e pronta para atender os cidadãos”, reforça o comandante.
A Defesa Civil é vinculado à Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM).
Serviço
Para evitar transtornos e graves acidentes as pessoas devem permanecer em suas residências, atentas e em caso de situação de perigo iminente, entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefone: (96) 98801-1153.
Saiba como agir durante chuvas intensas:
- Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
- Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.
- Caso precise sair de sua residência para buscar ajuda, procure saber as condições do trânsito e planeje seu itinerário para evitar congestionamentos.
- Evite ficar dentro de carros em inundações, pois podem dificultar a saída;
- Se estiver dirigindo, diminua a velocidade e mantenha distância;
- Procure parar o carro em locais altos e espere a água baixar para sair, nunca atravesse áreas cobertas pela água.
- Em temporais, pode haver descargas elétricas, próximo a pessoas que podem provocar queimaduras, paradas cardíacas, problemas no sistema nervoso e até a morte.
- Em casa, evite usar telefone com fio; fique longe de tomadas, canos, janelas e portas metálicas e evite tocar em equipamentos ligados à rede elétrica.
- Após as chuvas tenha alguns cuidados importantes, não utilize equipamentos elétricos que tenham sido molhado, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
- Outra dica importante é com relação ao consumo de água e alimentos consumidos após enchente, verifique se não estão contaminados.
- Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Saiba mais
Por que não pode pavimentar ruas em dias de chuva? Saiba como funcionam as obras durante o inverno amazônico
Prefeitura orienta macapaenses sobre podas de árvores durante período de inverno
Publicidade (x)