TCE realiza segunda fase do Projeto Juntos pela Educação
O Juntos pela Educação pretende contribuir na elevação do índice de desenvolvimento da educação (IDEB), pelas escolas publicas dos municípios e do estado.
Da Redação
A equipe de técnicos membros do Grupo de Trabalho da Educação (GT), do Tribunal de Contas do Estado, estará no período de 21 a 25/03, executando o Projeto “ Juntos pela Educação” nos municípios de Itaubal e Cutias do Araguari, sudeste do estado.
A programação que iniciou hoje (21/03), está sendo acompanhada pelo conselheiro Amiraldo Favacho e pela conselheira substituta Terezinha Botelho, sob a coordenação do conselheiro Regildo Salomão, que é o coordenador do projeto.
O Projeto que tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade da educação e das políticas públicas voltadas para educação no estado, teve a primeira versão realizada no Vale do Jari, nos municípios de Vitória e Laranjal, durante o terceiro TCE na comunidade, em novembro de 2021.
O Juntos pela Educação pretende contribuir na elevação do índice de desenvolvimento da educação (IDEB), pelas escolas publicas dos municípios e do estado. Na última avaliação, realizada em 2019, publicada em 2020, o Amapá obteve baixo desempenho, não atingindo as metas estabelecidas.
O projeto é dividido em 4 fases; coletas de informações, diagnóstico das eventuais deficiências na educação básica estadual e municipal; propostas de encaminhamento e monitoramento.
O TCE Amapá, além de buscar estreitar as relações com os munícipes, pretende contribuir na construção de propostas que ofereçam soluções e melhorias no ensino. Desta forma, reúne com jurisdicionados, gestores que atuam na educação e a comunidade escolar.
Município de Cutias
Comtemplado pelo projeto, o município de Cutias, localizado a 163 km da capital, terá mapeado todas as escolas das zonas rural e urbana.
O prefeito do município, Professor Raimundo Amanajás, recebeu a equipe do TCE, acompanhado da secretária de educação municipal, Eli Jeovani. Ele falou sobre o projeto. “ É uma iniciativa muito importante. Apesar do nosso empenho, trouxemos o piso nacional para os professores, climatizamos todas as escolas, compramos computadores, mas sabemos que precisamos melhorar e o projeto vai nos auxiliar a minimizar esses gargalos”, afirmou o prefeito.
Na Câmara de Vereadores, o presidente vereador Franck Rocha, falou que “cutias é um município com muitas dificuldades, e a educação não foge desse cenário, nós parlamentares estamos dispostos a contribuir nessa busca de melhorias para nossa comunidade”.
A coordenadora técnica da educação do TCE, Regiane Baia, falou sobre a importância dessa troca entre o tribunal e o município “ o estreitamento dessas relações, vai contribuir com melhor desempenho, estamos aqui para ajudar nessa construção” disse.
A equipe fez uma breve explanação sobre o projeto na secretaria de educação para diretores e secretários de escolas. Além de reunir e aplicar questionários para membros do conselho de educação, de alimentação escolar e FUNDEB.
Para a Conselheira Substituta Terezinha Botelho , que também coordena o projeto, o juntos pela educação , é um marco nas ações do TCE, não é um projeto punitivo, viemos para juntos buscarmos uma proposta de melhorias para o sistema de educação do município”.
O Conselheiro Amiraldo Favacho, falou que o TCE está vindo para diminuir as dificuldades entre tribunal e gestores, prevenir falhas, para garantir a melhor aplicação dos recursos”.
Na terça-feira (22/03), acontecem as visitas nas escolas municipais e estaduais, das zonas rural e urbana, com aplicação dos questionários. Em Cutias, os técnicos do TCE cumprem agenda até quarta feira, dia 23/03. Em seguida, visitam as escolas do município de Itaubal.
Publicidade (x)