Zeladoria Urbana revitaliza ruas e avenidas do trajeto do Círio de Nazaré em Macapá
Ação tem por objetivo o reparo e limpeza do percurso durante os dois dias de procissão.
Da Redação
A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana está fazendo os reparos e limpeza das ruas e avenidas que irão receber o cortejo do Círio de Nazaré de Macapá no domingo (9). A manutenção consiste na capina manual e motorizada, raspagem, roçagem, poda, pintura de meio fio padronizada e retirada de lixeira irregulares nas áreas de passagem.
O evento, que este ano ocorre com a programação completa de forma presencial, incluindo transladação e procissão dominical que acontece pela primeira vez após dois anos da fase mais grave da pandemia da Covid-19. A expectativa é que cerca de 200 mil pessoas participem dos dois dias de celebração.
O tema de 2022 é “Maria de Nazaré, intercedei por nós: sem paz não temos alegria; sem amor não temos vida!”, e o lema “Não tem mais vinho”. No domingo, a Missa do Círio inicia às 7h, na Praça do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Cora de Carvalho, no bairro Santa Rita.
Em seguida, os fiéis seguem em procissão pelas principais vias do Centro, até a Catedral Histórica de São José, na Rua São José. Os serviços também serão realizados após a peregrinação, ao longo dos 6 quilômetros.
Segundo o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, a ação visa manter um padrão urbanístico para Macapá e valorizar a tradição religiosa da capital.
“Com a volta do translado e procissão após a pandemia, os fiéis estão ansiosos esse ano para fazer o percurso no sábado e domingo. Estamos deixando a população bem tranquila em relação à limpeza urbana, pois além de um trajeto organizado e bonito, sabemos que os promesseiros passam de forma vulnerável, e a manutenção do caminho serve para a proteção deles”, explica o gestor.
Publicidade (x)