UBS Fluvial chega às comunidades ribeirinhas do Arquipélago do Bailique

Serão três dias de mutirão com a oferta de serviços como vacinação, atendimento médico, odontológico, pediátrico, despensação de medicamentos entre outros.

Da Redação

Na última terça-feira (21), a Unidade Básica de Saúde Fluvial, Dra. Célia Trasel, partiu em direção às comunidades ribeirinhas do Arquipélago do Bailique, localizado a 180 quilômetros de Macapá, para oferecer serviços de saúde aos moradores da região. A primeira comunidade a ser atendida foi Igarapé Grande do Curuá, onde foram realizados mais de 500 atendimentos médicos.

A iniciativa integra o programa ‘Saúde Para Todos’, maior plano de ação já executado pela Prefeitura de Macapá. Ao levar os serviços diretamente às comunidades, a UBS Fluvial elimina a necessidade de deslocamento até a capital e facilita o acesso dos moradores da região aos serviços de saúde.

Foram oferecidos serviços, incluindo atendimento pediátrico, clínico geral, psicológico e odontológico, além de orientação nutricional, coleta de Papanicolau (PCCU) e realização de exames laboratoriais.

A comunidade também teve a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal, as crianças receberam suplementação de vitamina A, além da avaliação antropométrica, que verifica o índice de massa corporal das famílias inscritas no Bolsa Família. Teve também distribuição de medicamentos conforme prescrição médica e a realização de testes rápidos.

Há mais de três meses, Francisco das Graças, morador da comunidade, não passava por atendimento médico. O mutirão de saúde proporcionou a ele a oportunidade de ser atendido, permitindo um diagnóstico preciso e o início de um tratamento adequado.

“Consultei com o médico, fui muito bem atendido e agora poderei realizar todos os meus exames necessários. Esse atendimento me trouxe a possibilidade de cuidar melhor da minha saúde”, disse.

Francisco, morador de Igarapé Grande do Curuá, foi atendido pelo clínico geral | Foto: Lissandra Pimentel/PMM

A secretária municipal de saúde, Erica Aymoré, afirmou que, com o mutirão, a Prefeitura garante o acesso à saúde básica para a comunidade, que frequentemente enfrenta desafios de locomoção. Essa iniciativa leva cuidados médicos essenciais a quem mais precisa.

“Desde 2022, a UBS Fluvial tem percorrido as comunidades ribeirinhas para levar serviços de saúde até os moradores, pois o acesso aos atendimentos de saúde é um direito de todos. As próximas comunidades a serem visitadas são: Limão do Curuá e Itamatatuba”, disse.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...