- Publicidade -

Trabalho integrado entre operações Hórus e Paz prende foragidos e apreende arma e munições no Amapá

Um dos suspeitos presos responde por homicídios no Brasil e na Guiana Francesa.

Da Redação

Com o trabalho intensivo do Governo do Amapá na Segurança Pública, as operações “Hórus” e “Paz” seguem no combate às organizações criminosas. Equipes policiais prenderam no município de Santana na segunda-feira, 4, um foragido da Justiça acusado pelo crime de homicídio, praticado no estado do Pará. O suspeito também responde pelo mesmo delito na Guiana Francesa, onde é considerado foragido.

Ainda na segunda-feira, em Santana, foi apreendida uma arma de fogo e munições. Em Laranjal do Jari, no extremo Sul do Amapá, as ações resultaram na prisão de uma foragida pelo crime de furto.

Ações policiais

Na primeira ocorrência, o preso é um dos suspeitos de ter assassinado, com requintes de crueldade, um homem em Santarém, no Pará, em julho deste ano e estava com mandado de prisão em aberto. De acordo com as investigações da Polícia Civil do Amapá (PC-AP), em apoio a polícia paraense, o foragido, após cometer o crime teria, ido para Belém e em seguida, fugido para o Amapá.

As investigações acompanharam a dinâmica do suspeito e constataram que ele estava em Santana há dois dias, onde foi localizado e preso por uma equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA), após o trabalho de inteligência policial.

De acordo com o levantamento da polícia, o homem detido também é procurado pela polícia francesa por dois assassinatos e uma tentativa de homicídio cometida em agosto de 2022, na Guiana, tendo mandado de prisão internacional.

Já na segunda ocorrência de Santana, equipes motorizadas do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), durante incursão em área de ponte no bairro Ambrósio, se depararam com um suspeito que sacou uma arma de fogo e atirou contra os militares.

Após acompanhamento tático, os policiais conseguiram prender o suspeito em flagrante por posso ilegal de arma de fogo e munições. O preso e todo o material foram apresentados na Delegacia de Polícia (1ª DP de Santana).

Já em Laranjal do Jari, durante o patrulhamento das equipes da Operação da Paz, na área central do município, os policiais avistaram a suspeita em via pública. Foi realizada a abordagem da mulher que não reagiu e foi presa. Ela responde por vários furtos na região.

Reforço na segurança pública

Operação Paz, deflagrada no dia 1º de setembro, visa concentrar esforços para a realização de ações de inteligência, investigação, repressão e prevenção às ocorrências de mortes violentas intencionais. A iniciativa do Governo do Amapá é integrada ao Ministério da Justiça e faz parte do planejamento estratégico da segurança pública e pela paz social no estado.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pontua que, assim como já acontece com a Operação Hórus, que teve expansão para outros municípios como Santana, a nova operação será um reforço no combate ao crime e as equipes atuam integradas nas ações.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...