TJAP participa do encerramento da 9ª Caravana Federativa, realizada no Amapá

O evento reuniu 34 Ministérios, três Autarquias, três bancos e diversas empresas e representações dos poderes Executivo e Legislativo de todo o Amapá (municipais e estaduais).

Da Redação

O desembargador Adão Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), mais uma vez foi convidado a fazer parte do dispositivo de honra na solenidade que marcou o encerramento da 9ª Caravana Federativa, realizada no Parque de Exposições da Fazendinha. O evento reuniu 34 Ministérios, três Autarquias, três bancos e diversas empresas e representações dos poderes Executivo e Legislativo de todo o Amapá (municipais e estaduais).

O desembargador-presidente voltou a destacar a importância do Programa Norte Conectado e a entrega, pelo Ministério das Comunicações, da Infovia 03, que conecta Belém (Pará) a Macapá (Amapá) e vai ampliar e melhorar a infraestrutura de comunicação, trazendo redundância de conexão com internet de alta velocidade em escolas e repartições estaduais, unidades de saúde, prefeituras e órgãos do Sistema de Justiça, além do público em geral.

“O Tribunal de Justiça do Amapá tem avançado no processo de migração completa de nossa gestão processual para o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE), no entanto ainda enfrentamos desafios significativos relacionados a conectividade de alta velocidade e estabilidade da internet, que são essenciais para o funcionamento eficiente do PJE, e agora com a alocação e uso pelo TJAP da infraestrutura da Infovia 03 no setor público, teremos internet de alta qualidade, nossos problemas estarão resolvidos”, retribuiu o desembargador.

Norte Conectado

O programa vai expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de 12 mil quilômetros de cabos de fibra ótica submersos em rios. O investimento é de R$ 1,3 bilhão e vai beneficiar 10 milhões de pessoas e 59 municípios no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. No total, a implantação da rede pelos rios do programa vai preservar 68 milhões de árvores, tornando a operação mais sustentável.

Cada Infovia é feita de cabos compostos por 24 pares de fibra ótica. Cada par possui capacidade de até 20 terabytes por segundo, ou seja, pode transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em alta definição.

Representando o Governo Federal, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, avaliou que o principal objetivo da 9ª Caravana Federativa foi cumprido: ampliar o diálogo entre os governos para buscar soluções aos desafios locais.

Alexandre Padilha reforçou que tanto o governo do Estado quanto as prefeituras e demais poderes serão atendidos pelo Governo Federal. “Eu tenho certeza que muita coisa que estava parada foi destravada aqui com as nossas equipes, o que significa mais escolas, mais unidades de saúde, mais tecnologia, mais infraestrutura e emprego para todas as cidades do Amapá”, pronunciou o ministro.

A Caravana

A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com foco na aproximação dos estados e municípios por meio da troca de informações e articulação de ações conjuntas.

No Amapá o evento foi direcionado principalmente a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e estaduais e gerentes municipais de convênios (GMC), vereadores, presidentes de Câmaras Municipais, presidentes de Consórcios e Federações municipais e estaduais. A caravana já passou por Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Palmas.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...