Startup Day 2024 traz oportunidade para impulsionar empreendedorismo criativo no Amapá

Evento realizado pelo Sebrae, com apoio do Governo do Estado, neste sábado, 16, tem objetivo de estimular o mercado de inovação.

Da Redação

Com objetivo de promover negócios, inovação e viabilizar novas oportunidades no mercado criativo, o Startup Day, realizado anualmente pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) do Amapá, com apoio do Governo do Estado, acontece neste sábado, 16, na sede dos Magistrados, em Macapá, tendo como meta o engajamento do público para o surgimento e desenvolvimento de negócios promissores no estado e na região.

Este ano, o encontro tem a proposta de capacitar mais de 600 pessoas e aumentar o número de empreendimentos. Em fevereiro, o Amapá debateu o setor econômico das startups com as maiores economias do planeta, que se reuniram na capital para trocar experiências e abrir oportunidades em bioeconomia, inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável durante o Startup20, realizado pela Associação Brasileira de Startups em parceria com o Governo do Estado e Sebrae.

Agora o tema volta a ser debatido, reforçando a importância do Amapá como pólo emergente de empreendedores no setor. Além disso, o Startup Day se consolida com uma dinâmica de acessibilidade e um espaço para novas conexões no mundo dos negócios.

“O evento é de fundamental importância para alavancar o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica no estado, além de gerar conexões entre o ecossistema local com palestrantes que são referência em inovação no cenário nacional. O Governo do Estado participa de forma ativa junto ao ecossistema local de inovação no movimento de se fazer do Amapá o estado mais inovador da Amazônia, de maneira que se tenha impacto direto desde a educação básica até o setor produtivo, agregando valor aos serviços e produtos desenvolvidos aqui”, destacou Marceli Coimbra, secretária em exercício de Ciência e Tecnologia do Amapá.

Na programação deste ano do Startup Day, o estado recebe palestrantes nacionais e especialistas que buscam difundir conhecimento e novas práticas para alavancar negócios na Região Amazônica.

Startups

As startups são empreendimentos com modelo de negócios inovador, com impacto social e que solucionam problemas.

Presentes no dia a dia de todos, as startups são empreendimentos com modelo de negócios escalável, repetível e guiadas por uma ideia transformadora, com impacto social, seja um produto ou serviço, e que soluciona problemas. Em 2023, a média de faturamento de cada startup no Brasil foi de R$ 876 mil, de acordo com a Associação Brasileira de Startups.

As startups também se caracterizam pela necessidade de tornar o empreendimento sustentável dentro do mercado econômico, sendo consideradas empresas de alto potencial e risco, principalmente no seu início, sendo modelos de negócio perfeitos para quem possui perfil empreendedor.

Confira a programação:

Sábado, 16

Local: sede dos Magistrados

  • 8h – Credenciamento
  • 8h30 – Café de conexão
  • 9h30 – Palestra “Startup boa é Startup que Vende’, ministrada por Theo Orosco, CEO da Exact Sales.
  • 10h05 – Painel ‘O poder das CEO’s na Bioeconomia’, com a mestra em Gestão Pública do Desenvolvimento Regional, Juliana Porto; a CEO da Yara Couro, Bruna Freitas; CEO da Engenho Café de Açaí, Valda Gonçalves; e CEO da Amazon Bioprotein, Antonia Bezerra.
  • 10h40 – Palestra ‘Como escalar sua Startup com a nuvem’, ministrada pelo representante da Cloud Manager, Will Sousa.
  • 11h15 – Painel ‘Como os Parques e Hubs alavancam o Ecossistema de Inovação na Amazônia?’, com a CEO da Amapatec, Erika Bezerra; CEO da Ai3 – Inovação Integrada, Agliberto Chagas; presidente da Amapatec, Lindomar Ferreira; e o secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edvan Andrade.
  • 11h50 – Palestra ‘Crimes cibernéticos, o ambiente digital está protegido?’, com a delegada Aurea Uchôa, da Delegacia Crimes Cibernéticos.
  • 14h10 – Painel ‘Microbiota – O tesouro no Ecossistema da Amazônia’, com o CEO da Bactolac, Antonio Carlos; a CEO da Blue-Green Nutrição, Elane Cunha; e o pesquisador da Embrapa, Gilvan Silva.
  • 14h45 – Painel ‘Principais tecnologias de Inteligência Artificial e como aplicá-las na sua empresa’, com o CEO da Assinadoc, Felipe Ladislau; Co-Founder e CTO da Tributei, Wanderson Elias; CEO da Amaztrace, Victor Costa; e o Head de produto de dados e A.I S3 Tecnologia, Luiz Gaudencio.
  • 15h20 – Caso de Sucesso ‘Rede Amazônica: Uma senhora ou uma jovem de 50 anos e o poder da Inovação’, com o CEO da SouRev, Frank Portela; e CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior e participação de Phelippe Daou Neto.
  • 16h55 – Palestra ‘Investimento do Amazônia para a Amazônia’, com o palestrante diretor-presidente da Bemol e co-fundador da FAZ e MUSA, Denis Minev; e o CEO da SouRev, Frank Portela.
  • 17h30 – Painel ‘O poder da Inclusão gera a Inovação’, com a CEO e Founder da Onfluu Comunicação, Mayara Pereira; e com a presidente da CUFA Amapá, Alzira Nogueira; a líder de cultura da empresa SouRev, Fleur Duarte; e a CEO da NOUN, Úrsula Ariel.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...