Show nacional de Lenine marca abertura da Folia Literária Internacional do Amapá
Às margens do Rio Amazonas, artista recifense cantou sucessos como ‘Simples assim’, ‘Paciência’ e ‘Hoje não quero sair só’. Evento segue até este domingo, 10, em Macapá.
Da Redação
Às margens do Rio Amazonas, nostalgia e emoção marcaram o show nacional do cantor Lenine na abertura da Folia Literária Internacional do Amapá, no Parque do Forte, em Macapá. O evento, promovido pelo Governo do Estado, reuniu amantes da Música Popular Brasileira (MPB) em um cenário poético diverso. A programação segue até este domingo, 10.
O artista recifense cantou as músicas mais marcantes da carreira, como os sucessos ‘Simples assim’, ‘Paciência’ e ‘Hoje não quero sair só’. Durante a apresentação, o cantor também mencionou vozes importantes da região norte, como Nilson Chaves, e demonstrou carinho ao público amapaense, além de elogiar as belezas da região Amazônica.
“Vim a Macapá há muitos anos, então, voltar de novo a essas terras e cantar é sempre uma emoção muito grande. Sentir esse vento maravilhoso, com esse cenário histórico lindo, é uma honra. Então, a gente vai cantar para vocês um pouco de tudo”, declarou Lenine.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FOLIA LITERÁRIA
O artista, admirado por muitos, é sinônimo de inspiração, superação e persistência. A professora Fátima Almeida, de 55 anos, foi uma das primeiras a marcar lugar bem à frente do palco com as duas irmãs, e relatou sobre como as canções a ajudaram a superar momentos difíceis.
“Eu adoro o Lenine há décadas, é a primeira vez que o vejo. Ele foi uma pessoa que eu escutava muito quando tinha os meus 18 anos, nessa época saí de casa e fui morar longe, então passei por muitas fases difíceis na minha vida, e escutá-lo me ajudou a superar barreiras e conseguir alcançar meus objetivos”, relembrou a fã.
Folia Literária
O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
O evento conta com a presença de grandes nomes da literatura brasileira, como a amapaense radicada no Rio de Janeiro, Lúcia Tucuju; Juraci Siqueira e Violeta Refskalefsky, do Pará; Rita de Podestá, de Minas Gerais; Itamar Vieira Júnior, da Bahia; José Inácio Vieira de Melo, de Alagoas; e Eliakin Rufino, de Roraima. A Folia também tem a participação internacional de Rosa Acevedo Marín, da Venezuela, e Dominique Martin, da Guiana Francesa.