- Publicidade -

Sexta edição do TCE na Comunidade inicia programação em Pedra Branca e Serra

A sexta edição do projeto TCE na Comunidade iniciou na segunda-feira (23/10), nos municípios de Pedra Branca e Serra do Navio, com uma extensa programação envolvendo visitas, capacitações, sessão itinerante, e ação social.

Da Redação

O TCE na Comunidade é um projeto idealizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá, e tem como objetivo aproximar a Corte de Contas com os gestores públicos e a comunidade, por meio de capacitações e o acesso aos serviços públicos.

Saúde

Na segunda-feira à tarde, o projeto Saúde é da Conta de Todos, que nesta etapa acontece dentro da programação do VI TCE na Comunidade, visitou a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Pedra Branca. Unidades de saúde do município de Serra do Navio também serão visitadas.

O objetivo é fazer o levantamento de informações para um diagnóstico detalhado sobre a saúde pública do Amapá. Diante da realidade, o Tribunal de Contas expedirá recomendações aos gestores públicos afim de contribuir com a melhoria do serviço público. Esse projeto tem a frente o conselheiro Paulo Martins.

Concursos

A admissão de pessoal por meio de concurso público também está sendo analisada em Pedra Branca. O Projeto Registrado é um ciclo de visitas orientativas aos municípios, através da 6ª Inspetoria de Controle Externo, que atua com os atos de registro de pessoal.

Tem com objetivo aproximar os jurisdicionados da missão do TCE Amapá, que atua de forma pedagógica e dialógica, verificando a regularidade em atos de admissão de pessoal na administração direta e indireta do serviço público. As atividades estão sendo coordenadas pelo inspetora de Controle externo Nalcimar Salomão.

Ouvidoria

Já em Serra do Navio, o projeto Ouvidoria com Você realizou escuta ativa com os moradores, com o objetivo de mapear junto à população as principais demandas.

No município de Amapá, durante a quinta edição do TCE na Comunidade, mais de 500 residências foram visitadas. O projeto é coordenador pelo ouvidor geral do tce Conselheiro Reginaldo Ennes.

Conexões pela paz

Para finalizar o primeiro dia de programação, cerca de 200 alunos e professores da Escola Estadual Professora Maria Helena Cordeiro, receberam o projeto TCEndo Conexões pela Paz.

O projeto compõe a programação do TCE na Comunidade e tem como objetivo valorizar a cultura da paz e a vida no ambiente escolar. “Este projeto iniciou no município de Amapá diante das ameaças de suicídio entre os alunos. Deu tão certo que estamos levando para o segundo município”, comentou Cristiane Gondim, diretora da Escola de Contas.

A conselheira Elizabeth Picanço, coordenadora do projeto, destacou a importância social do Conexões pela Paz. “Mostramos aos alunos, pais e professores que o sofrimento não precisa ser solitário e que há pessoas dispostas a ajudarem”, comentou.

O vereador José Ayres, ressaltou que o TCE na Comunidade vai muito além de um projeto, mostrando à sociedade como ela pode ajudar os gestores públicos a melhorar os serviços ofertados.

Para o presidente do TCE Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, o TCE Amapá cumpre sua missão de aproximar a Corte de Contas com os gestores e o cidadão de diferentes formas, sempre com foco no aprimoramento das políticas públicas. “Estamos felizes de levar o projeto à região serrana e acreditamos que novamente será um sucesso de participação popular”, concluiu.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...