Setor Multifuncional de Resolução de Conflitos familiar é inaugurado no Fórum de Macapá

O espaço físico irá atender com mais atenção e de forma reservada as pessoas que buscam a Justiça para ações como casamento na comunidade, círculos restaurativos, oficina de parentalidade e mediação.

Da Redação

Foi inaugurado nesta sexta-feira (11), no Fórum de Macapá, o setor multifuncional de métodos consensuais de resolução de conflitos. O espaço físico irá atender com mais atenção e de forma reservada as pessoas que buscam a Justiça para ações como casamento na comunidade, círculos restaurativos, oficina de parentalidade e mediação.

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), conta com a ajuda de profissionais especializados em práticas restaurativas e constelação familiar, por isso nesse ambiente será possível desenvolver melhor e ampliar o trabalho com o cidadão, com as técnicas de círculos de diálogos e oficinas de parentalidade, assim como capacitações para conciliadores e mediadores.

Durante a inauguração, a juíza titular da 3º Vara de Família de Macapá Joenilda Lenzi, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo Centro Judiciário, é a busca pela pacificação social. “Nesse espaço queremos proporcionar um atendimento mais humanizado aos que buscam atendimento junto à Justiça. Mesmo sendo um ambiente pequeno, é muito significativo” destacou a magistrada, que também coordena o projeto casamento na comunidade.

“Hoje estamos abrindo um espaço para dar ao cidadão o acolhimento do ouvir e olhar com outros olhos, para que eles encontrem na Justiça a possibilidade de mudar sua história, buscando resolver seus problemas de forma pacífica e justa, e que possamos deixar o sistema judiciário amapaense fale por si. Que as pessoas sejam realmente incentivadas à paz”, pontuou a Juíza Nelba Siqueira, representante do sistema de práticas de soluções amigáveis de conflitos

O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil no Amapá, Victor Vales, parceiro do projeto casamento na comunidade, enfatizou que a participação dos cartórios é de extrema importância. “Compartilhamos juntos com os casais a felicidade de estar oficializando sua união, pois do lado de cá dos balcões dos cartórios a gente acompanha todo esse processo desde o início da apresentação dos documentos, comparecimento das partes com interesse em casar até a oficialização da união. São famílias sendo construídas e firmadas, estáveis e exemplo dentro de casa” disse.

Participaram também da inauguração o juiz Marconi Pimenta, titular da 5ª Vara do Juizado Especial Cívil Norte e Coordenador do Cejusc da Zona Norte;  juiz Augusto Leite, Titular do Juizado Especial Criminal da Comarca de Macapá, vice-prefeita de Macapá Mônica Penha, deputado estadual Paulo Lemos.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...