Servidores da Semduh participam de capacitação para uso de equipamento de medição sonora
Esse trabalho conjunto tem como objetivo aprimorar as ações de combate à poluição sonora nos locais monitorados.
Da Redação
Durante cinco dias, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) participaram de uma capacitação essencial para intensificar as ações de fiscalização sonora no município. Após as aulas teóricas, eles passaram por um treinamento prático com o decibelímetro, equipamento recentemente adquirido pela gestão para apoiar as abordagens em estabelecimentos.
A formação dos sete agentes foi viabilizada por uma parceria entre a Prefeitura de Santana, Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MPE) e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM-AP). Esse trabalho conjunto tem como objetivo aprimorar as ações de combate à poluição sonora nos locais monitorados.
“Essa qualificação é fundamental para garantir que a fiscalização seja mais qualificada e amparada legalmente. Havia a necessidade de termos um equipamento como este que agora irá melhorar a nossa prestação de serviço e fiscalizações”, destacou João Carlos Alves, secretário adjunto da Semduh.
O curso foi ministrado pelo Tenente Alan Salomão, da PM, que ressaltou a importância do decibelímetro para regulamentar o uso de som mecânico em estabelecimentos. “Com esse equipamento e a qualificação, os agentes saem mais preparados e ganham respaldo técnico para emitir laudos e relatórios durante as fiscalizações”, explicou.
Segundo Alves, o novo equipamento ajudará a aliviar a carga de trabalho do Batalhão Ambiental e elevar a eficiência das operações. “A chegada do decibelímetro permite ações mais eficazes para garantir o bem-estar da população e o cumprimento da legislação ambiental”, concluiu.
Publicidade (x)