Semana do Artesão: GEA promove debates e capacitações para mais de 200 profissionais de todo o estado
Entre os temas abordados a partir de sexta-feira, 15, estão bioeconomia, políticas públicas para o setor e financiamentos.
Da Redação
O Governo do Amapá realiza a Semana Estadual do Artesanato Amapaense, com debates e capacitações para mais de 200 profissionais de Macapá e do interior do estado. O evento começa na sexta-feira, 15, com um momento de celebração em homenagem a São José, padroeiro de Macapá e dos artesãos. A missa será presidida pelo padre Rafael Donneschi, a partir das 18h.
No domingo, 17, e na segunda-feira, 18, das 8h às 17h, acontecem os seminários sobre temas como bioeconomia, políticas públicas para o setor, financiamento e salvaguarda das memórias. A programação encerra na terça-feira, 19, Dia Estadual do Artesão, com ações de lazer das 9h às 14h.
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e traz o tema “Tecendo o futuro do artesanato amapaense”. Para participar das capacitações, é necessário se inscrever on-line. Toda a programação acontece na Casa do Artesão, em Macapá.
“É um evento pensado pelo Governo do Amapá para discutir políticas públicas, meios de financiamento e proporcionar um momento de lazer aos artesãos. É importante que todos se inscrevam e venham somar conosco nesse projeto de tornar cada vez mais o artesanato amapaense numa referência em qualidade, diversidade e geração de emprego e renda”, detalhou o secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.
Capacitações
Os debates começam no domingo, 17, com a palestra “Salvaguarda das Nossas Memórias Vivas”, das 10h30 às 11h30, com a mestre artesã Imortal da Cultura, Vânia Oliveira, de Alagoas. A temática será mediada pela presidente da Federação dos Artesãos do Estado do Amapá, Sueli Pantoja e pela artesã Vera Lima. Das 11h30 às 12h, haverá uma roda de conversa com os profissionais, para compartilhar experiências.
À tarde, das 14h às 16h, haverá a palestra “Políticas Públicas para o Artesanato no Estado do Amapá e para além dele”. A mediadora será a artesã Mapige Gemaque.
Na segunda-feira, 18, a partir das 9h30, o seminário prossegue com a palestra “Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)”, ministrada pela coordenadora nacional do PAB, Ana Beatriz Ellery, com mediação do coordenador estadual do Artesanato, Junielson Pessoa. Um dos objetivos do programa é coordenar e desenvolver ações de valorização do artesão brasileiro e suas obras.
Os artesãos voltam a se reunir no horário da tarde para mais duas palestras. A primeira acontece das 14h às 15h, com o tema “Bioeconomia e empreendimentos criativos para o setor de artesanato”, ministrada pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade.
Das 15h às 16h, o diretor-presidente da Agência de Fomento do Amapá (Afap), Eduardo Braz, apresenta o tema “Fomento para os Artesãos”, tendo como mediador o secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa. Das 16h20 às 17h, ocorre o credenciamento dos artesãos para acesso à linha de crédito da Afap.
Publicidade (x)