Projetos relacionados a recursos hídricos para o Amapá são temas de visita do governador Clécio Luís à Agência Nacional de Águas
Amapá deve ser o primeiro estado a pactuar a governança das águas com o Governo Federal.
Da Redação
O Amapá deve ser o primeiro estado a pactuar a governança das águas com o Governo Federal, para aprimorar a gestão dos recursos hídricos. Este foi um dos assuntos tratados pelo governador Clécio Luís e equipe técnica com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), durante visita à sede da instituição em Brasília, na quarta-feira, 1º.
A equipe de governo conheceu a sala de monitoramento onde são verificadas as situações de secas e cheias na Amazônia e no restante do Brasil.
“Nós saímos daqui com muitas informações para o Amapá. Devemos ser o primeiro estado a assinar um pacto pela governança das águas, o que é muito importante. Também firmamos outras parcerias que vão nos ajudar a manter nosso nível de segurança hídrica, respeitando as questões ambientais e cooperado com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o governador Clécio Luís.
No encontro, a Agência apresentou a parceria que já tem com o estado do Amapá e detalhou projetos que otimizam a gestão dos recursos hídricos do estado, conforme explicou Veronica Rios, diretora-presidente da ANA.
“Tivemos a oportunidade de apresentar a possibilidade de avançar em projetos como o ‘Qualiágua’ e o ‘Monitor de Secas’. O Amapá é líder nacional ao fazer a concessão da prestação de serviço de saneamento básico no estado todo, observando as particularidades, atendendo as comunidades isoladas e, ao mesmo tempo, fortalecendo a regulação do estado. É um exemplo a ser seguido pelo Brasil. Esperamos em breve pactuar a governança das águas amapaenses”, destacou Veronica.
A agenda foi articulada pelo senador Davi Alcolumbre e pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Publicidade (x)