Programa Jovem Senador segue com inscrições abertas para estudantes da rede pública estadual
Alunos do ensino médio podem vivenciar o trabalho no Senado Federal. As inscrições vão até sexta-feira, 5.
Da Redação
Estudantes de escolas públicas do ensino médio podem realizar até sexta-feira, 5, as inscrições para concorrer ao Programa Jovem Senador, que seleciona alunos de todo o Brasil para experimentar por uma semana, a vivência legislativa no Senado Federal.
Para participar do concurso, é necessário fazer uma redação com o tema “Saúde mental nas escolas públicas”, ser estudante do ensino médio da rede estadual e ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023.
Os selecionados também precisam ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília (DF).
A coordenadora do Jovem Senador no Amapá, Bruna Martins, explica que os estudantes fazem a redação acompanhados de um professor-orientador na própria escola e o melhor texto é enviado à Secretaria de Estado da Educação (Seed).
“As três melhores redações das escolas estaduais são enviadas ao Senado Federal, que selecionará o melhor texto de cada estado. O autor dessa redação será o jovem senador ou senadora”, explica Bruna.
Programa Jovem Senador
O programa seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para conhecerem e vivenciarem o trabalho dos parlamentares. A seleção é tradicionalmente feita por um concurso de redação.
Na edição de 2022, 75 escolas estaduais amapaenses concorreram à vaga. A aluna Quéren Lima, da Escola Estadual Profº Antônio Ferreira Lima Neto, venceu o concurso e representou o Amapá no Senado Federal. A Gerência de Protagonismo Estudantil da Seed é quem coordena o Programa Jovem Senador no Amapá.
Publicidade (x)