Profissionais da Educação e Saúde participam da apresentação do planejamento do Programa Saúde na Escola (PSE)

Programa busca trazer melhorias na saúde dos estudantes de forma eficiente e interativa durante o projeto.

Da Redação

Nesta segunda-feira (13), profissionais da saúde e gestores de escolas participaram da apresentação do planejamento do Programa Saúde na Escola (PSE). O momento aconteceu no Auditório do Centro de Valorização da Educação, na Zona Sul da capital.

O PSE é um programa que visa ofertar ações de saúde em 13 eixos aos estudantes das escolas pactuadas no projeto. A iniciativa é uma política pública em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, instituído em 2007 via decreto presidencial de n° 6.286 de 2007. A partir disso, equipes de saúde e educadores passaram a trabalhar em conjunto para garantir uma melhor qualidade de vida para os estudantes.

O ciclo anterior contava com um quantitativo de 69 escolas pactuadas no programa. Para o ciclo de 2023/2024 aumento para 78 escolas, atingindo assim aproximadamente 34 mil jovens beneficiados pelo projeto.

Enfermeiros, professores e gestores da educação estiveram presente | Renato Costa / Semsa

O trabalho em conjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) possibilita a interação e melhor qualidade dos serviços de saúde para os estudantes da rede municipal da capital, reafirmando o compromisso com a saúde do município.

A Técnica em enfermagem Carla Andreia Lima, de 51 anos, esteve presente durante apresentação e reforça a necessidade do programa. “Através dessas ações em conjunto vamos ter uma visão mais ampla das necessidades da sociedade e conseguir promover saúde para quem precisa”, destacou.

Como funciona o PSE?

Estratégias e objetivos do programa foram apresentadas aos gestores | Renato Costa / Semsa

Os Profissionais de saúde realizam duas visitas por mês nas escolas, proporcionado ações relacionadas Aos 13 eixos dos PSE. Dentre os serviços de atenção básica que serão disponibilizadas para os estudantes estão atividades de lazer, atualização da caderneta vacinal, orientações sobre alimentação saudável, saúde bucal, saúde mental e outras atividades baseadas nos eixos.

Os eixos desenvolvidos durante o projeto são: promoção de atividade física, alimentação saudável e prevenção de obesidade, promoção de cultura de paz e direitos humanos, prevenção de violência e acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, prevenção de ISTs, prevenção de uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde ambiental, saúde sexual e reprodutiva, saúde bucal, saúde auditiva, saúde ocular e verificação da situação vacinal.

“A participação dos enfermeiros e membros das escolas é muito importante nessa fase do projeto, pois eles fazem parte das tomadas de decisões, para assim entregar um melhor programa para população”, conta a Chefe de divisão do PSE, Samara Rabelo.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...