Procuradora da mulher da Alap verifica instalação da sala Lilás no 6º Batalhão
O espaço será o primeiro do estado destinado exclusivamente ao atendimento humanizado e especializado às mulheres em situação de violência.
Da Redação
A procuradora especial da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Edna Auzier (PSD), visitou nesta segunda-feira (5) o 6º Batalhão da Polícia Militar para acompanhar o início da instalação da Sala Lilás. O espaço será o primeiro do estado destinado exclusivamente ao atendimento humanizado e especializado às mulheres em situação de violência.
As obras e instalações de mobiliário serão realizadas no primeiro semestre de 2023, resultado de recursos destinados através de emenda impositiva da parlamentar no valor de R$50 mil. “Nós estamos buscando avanços para garantir o combate a esse tipo de violência e o fortalecimento dos órgãos especializados no acolhimento. Hoje, viemos acompanhar o andamento do projeto e, como vimos, já foi licitado, então está 99% adiantado”, afirma a deputada.
O major Ademar Leite explica que o espaço terá o comprometimento com a qualidade de vida das mulheres amapaenses. “A sala Lilás é um compromisso que o batalhão tem com essas mulheres que sofrem violência doméstica aqui no estado do Amapá. Muitas vezes, as vítimas não sabem se comportar diante desse tipo de violência então vamos oferecer também uma rede de psicólogos para ajudar”, detalha.
Segundo ele, o espaço terá ainda atendimento jurídico e uma brinquedoteca. “Muitas vezes, os filhos também sofrem algum tipo de trauma psicológico porque presenciam essa violência”, esclarece. Ao presenciar ou sofrer esse tipo de violência no estado do Amapá é preciso denunciar no número 180, que é a Central de Atendimento à Mulher.
Publicidade (x)