Prefeitura mobiliza equipes de saúde em varredura para vacinação contra Influenza
Busca ativa para vacinação contra Influenza ocorre em todos os bairros da capital.
Da Redação
Mais de 70 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) estão percorrendo os bairros de Macapá em um grande mutirão de vacinação contra o vírus da Influenza. A estratégia leva em conta o aumento do número de infectados e o baixo índice de cobertura vacinal registrado na capital. A ação é coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Vigilância em Saúde (SMVS) e ocorre até esta sexta-feira (19).
“Estamos promovendo essa mobilização para garantir o cuidado preventivo e contínuo. A vacinação é uma estratégia totalmente eficiente na prevenção contra doenças causadas por vírus e bactérias. Ao se vacinar, o indivíduo está se protegendo e ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de infecções virais”, explica Alessandra Reis, subsecretária de Assistência em Saúde.
A vacinação contra a influenza permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
As equipes realizam a vacinação em dois turnos, percorrendo ruas e avenidas batendo de porta em porta para imunizar. São mais de cem doses aplicadas em cada turno. No Canal do Jandiá, o vendedor Antônio Gomes não perdeu tempo e ao ver a equipe na região, cuidou de se imunizar.
“A gente não lembra de tomar a vacina e a correria dificulta, mas eu acho importante essas ações, porque chegam mais perto das pessoas”, disse o trabalhador quando perguntado o porquê estava com a vacina em atraso.
Protege Macapá
O mutirão de vacinação nos bairros de Macapá é uma das medidas do programa “Protege Macapá”, que se concentram na ampliação da cobertura vacinal, adoção de protocolos de tratamento médico para casos diagnosticados e a conscientização da população para a importância da vacinação.
A vacina contra o vírus da Influenza está disponível para toda a população. As doses estão sendo aplicadas em 25 unidades básicas da capital das 8h às 17h. Nas UBSs São Pedro, Congós, Infraero 2, Marcelo Cândia, Perpétuo Socorro, Marabaixo e Pedro Barros no bairro Fazendinha, a vacinação ocorre em horário estendido, de 17h às 21h.
As secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Vigilância em Saúde (SMVS) continuam o trabalho de busca ativa nas escolas da rede municipal de ensino, facilitando o acesso das crianças ao imunizante. A vacinação já ocorreu nas creches Wanderleia Cruz, Marinei Uchôa, Raimunda Santana, Tio Markel, Tio João, Patrícia Chucre, Tia Chiquinha, Sérgio Coutinho, Tio Soró, Nivalda Portal do Espírito Santo e Eliana Azevedo.
Publicidade (x)