Prefeitura de Macapá garante atendimento domiciliar multiprofissional para pacientes acamados

Serviço é realizado por equipe multiprofissional que executa os atendimentos em casa.

Da Redação

Equipes Multiprofissionais de Atendimento Domiciliar (Emad) de Macapá seguem reforçando os serviços de saúde para pacientes acamados e com dificuldades de locomoção. As ações levam assistência especializada, humanização, acolhimento e encaminhamentos para a rede de saúde.

A idosa Lindalva Carmo da Silva, de 79 anos, é diabética e tem Alzheimer. Esta semana, ela recebeu a visita dos profissionais em casa, no bairro Buritizal, zona sul da cidade. A filha, Vanda Carmo da Silva, acompanhou o atendimento e diz que a preocupação com a saúde da mãe ameniza com o trabalho da equipe.

“Acredito que esse serviço veio para somar e melhorar a saúde da minha mãe. Com esses atendimentos em casa fico mais tranquila e com a ajuda dos profissionais vou poder cuidar dela com mais atenção”, declarou.

Vanda Carmo da Silva acompanhou o atendimento de saúde da mãe | Foto: Renato Costa/Semsa

De acordo com o coordenador municipal do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Fernando Oliveira, os trabalhos desenvolvidos pelas equipes fortalecem a rede de saúde, uma vez que possibilita alcançar os pacientes sem mobilidade, restritos em camas.

“Nas demandas admissionais do Emad, recebemos a solicitação e realizamos a avaliação dos pacientes para incluir nos atendimentos. Nossas equipes atuam por zonas da cidade atendendo pacientes com o perfil do programa, que tem problemas de locomoção a UBS, indo a casa do paciente uma vez por semana com alternância de profissionais”, destacou.

Como funciona

Serviço oferta atendimentos diversos e essenciais para reabilitação dos pacientes | Foto: Renato Costa/Semsa

Para receber atendimentos do Programa de Atenção a Saúde Domiciliar é necessário que as equipes do Estratégia Saúde da Família, hospitais ou unidades de pronto atendimento encaminhem ou solicitem  avaliação nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Marcelo Cândia, Perpétuo Socorro, Marabaixo, Rosa Moita e Congós.

A equipe vai até a residência fazer uma visita pré-admissional que avalia se o paciente atende aos critérios para ser acompanhado pelo serviço. Se aprovado, a equipe faz a admissão do paciente para abertura de prontuário e acompanhamento do quadro de saúde.

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

Ações levam assistência especializada, humanização, acolhimento e encaminhamentos para a rede de saúde | Foto: Renato Costa/Semsa

O SAD faz parte do programa “Melhor em Casa”, da Prefeitura de Macapá, e é um serviço complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica e serviços de urgência do Município, substitutivo ou complementar à internação hospitalar, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad) e de Apoio (Emap).

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...