Prédio do MP-AP passa a funcionar 100% com energia solar
Nesta sexta-feira (6), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) inaugura o primeiro Sistema de Energia Solar Fotovoltaica, no prédio do Complexo Cidadão Zona Norte.
Da Redação
A cerimônia será às 11h, no auditório da unidade, com a presença do procurador-geral, Paulo Celso Ramos, membros do órgão ministerial, corregedores-gerais que participam de evento nacional no Amapá e convidados.
A instalação do sistema de energia solar é a continuação do planejamento da Procuradoria-Geral de Justiça iniciado em 2011, que prossegue em 2023. A proposta é melhorar a estrutura física com projetos de construções, reformas e adaptações de prédios, de acordo com os conceitos de acessibilidade, conforto e sustentabilidade, seguindo cronograma de investimentos de recursos próprios e captados por meio de emendas parlamentares.
O projeto e instalação do Sistema de Energia Solar custou ao MP-AP cerca de R$ 800 mil reais. A perspectiva é que o retorno do investimento seja na faixa de R$ 5 milhões, no período de 25 anos, já descontado o valor aplicado. O Sistema Solar Fotovoltaico não provoca poluição, ajuda a reduzir danos ambientais, reduz também os gastos com energia elétrica convencional, utilizando energia limpa, mais barata, renovável e sustentável.
Atualmente, a maioria dos prédios do MP-AP estão padronizados, para o bem-estar de servidores, membros e usuários. Os ambientes são modernos, com elementos que facilitam a acessibilidade, como elevadores, rampas, corrimões e banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência (PCD). A inauguração do Sistema de Energia Solar no Complexo Zona Norte contempla alguns dos objetivos da Procuradoria-Geral, de promover a qualidade de vida de pessoas e ajudar a reduzir os danos ambientais provocados pelo homem.
Com a instalação do sistema, quatro promotorias serão beneficiadas, PJ da Saúde, PJ Meio Ambiente, PJ Educação e PJ Direitos Constitucionais, além do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAO-AMB).
Publicidade (x)