Pleno julga relatórios e prestações de contas em sessão ordinária

O relatório decorre do Plano Anual de Controle Externo, aprovado em sessão administrativa do TCE Amapá.

Da Redação

Detalhes sobre nível de transparência das informações ambientais no Amapá fazem parte do Relatório de Levantamento aprovado nesta quarta-feira (10/04), em sessão ordinária do TCE Amapá. O estudo foi realizado pela comissão ambiental da Corte de Contas e gerou manifestações no plenário.

O relatório decorre do Plano Anual de Controle Externo, aprovado em sessão administrativa do TCE Amapá. O conselheiro e presidente em exercício, Amiraldo Favacho, disse que as informações trazidas no estudo chamam a atenção, principalmente, para o monitoramento das barragens existentes na região serrana (Serra do Navio e Pedra Branca). “Penso que podemos fazer um trabalho em conjunto, com o Ministério Público Federal, de acompanhamento da situação dessas barragens. Temos como exemplo o ocorrido em Brumadinho, que em nenhuma hipótese apontava perigo para o ocorrido”, disse.

Prestações de contas

Ainda na sessão, foram apreciadas sete prestações de contas dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (2014 e 2015), Prefeitura Municipal de Serra do Navio (2010), Câmara Municipal de Porto Grande (2016), Secretaria Municipal de Educação de Macapá (2020) e Fundação Macapá Previdência (2020).

Outro destaque na sessão foi uma auditoria sobre a arrecadação de IPTU nas Secretarias Municipais de Finanças de Mazagão, Santana, Ferreira Gomes e Macapá.

O trabalho de levantamento de informações foi feito pela 3ª Inspetoria de Controle Externo, e mostra um rico detalhamento sobre a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

A conselheira Marilia Góes, relatora do processo, estipulou um prazo de 60 dias para que as secretarias apresentem um plano de ações para sanar as irregularidades identificadas na auditoria. O acompanhamento dessas ações também será acompanhado pelo TCE Amapá.

A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 24 de abril, às 9h30, no Plenário da Corte de Contas.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...