Parlamentares recebem visita do cônsul do Japão para região Norte
O evento, que ocorre no Museu Sacaca, é realizado pelo Governo do Amapá, Associação Nipo-Brasileira do Estado do Amapá (Anibrap) e Consulado do Japão, em Belém-PA.
Da Redação
Parlamentares da Assembleia Legislativa receberam na tarde desta quarta-feira (01) o cônsul do Japão para a Região Norte do Brasil, Morita Satoshi. O deputado Fabrício Furlan recepcionou a autoridade em nome da presidente da Alap, a deputada Alliny Serrão, que está cumprindo agenda em Brasília. Na ocasião, estiveram presentes os deputados Jesus Pontes, Edna Auzier, Diogo Sênior, Jack JK, Delegado Inácio, Liliane Abreu, Dayse Marques, Paulo Nogueira, R. Nelson e Zeneide Costa, além do secretário estadual de Relações Internacionais, Lucas Abraão. Apresentar oportunidades de parcerias e espaços de aproximação entre investidores japoneses e segmentos econômicos locais foi o objetivo da reunião.
“Queremos mostrar nesta visita um pouco das potencialidades do Amapá. As cadeias produtivas do cacau, da mandioca, do açaí, castanhas, por exemplo, podem ser uma agenda para novos contatos”, afirmou Lucas Abraão, que também explicou a motivação do convite feito a Morita Satoshi. “O Amapá virou estado há 80 anos e há 70 anos a comunidade japonesa chegou aqui. Vamos celebrar estas sete décadas da imigração com um evento no Museu Sacaca nesta hoje (01) e amanhã (02)”, detalhou.
“Ficamos felizes pois ele está sediado no Pará e pela primeira vez veio conhecer a comunidade japonesa local. Pode agora ver nossas potencialidades”, completou o deputado Furlan. Satoshi declarou que se surpreendeu pela recepção calorosa. “Quero celebrar os migrantes do estado e apresentar o sistema de bolsas de estudos no Japão”, completou o cônsul que também tem agenda nesta quinta-feira para conhecer uma indústria mineradora na cidade de Pedra Branca. Sob as demandas apresentadas por alguns parlamentares para investimentos no estado, Morita Satoshi pediu dados oficiais para apresentar ao governo japônes.
Semana do Japão no Amapá: 70 anos da Imigração Japonesa
O evento, que ocorre no Museu Sacaca, é realizado pelo Governo do Amapá, Associação Nipo-Brasileira do Estado do Amapá (Anibrap) e Consulado do Japão, em Belém-PA. As atividades incluem oficinas de culinária, dança Bon Odori, Ikebana (arte de arranjos florais), Taiko (que engloba diversos instrumentos tradicionais de percussão), mangás, origamis, demonstração de Yukata (vestimenta tradicional), além de serviço consular itinerante e apresentação de bolsas de estudo no Japão.
Veja aqui a galeria de imagens
Publicidade (x)