‘Noções de Conciliação’ são repassadas em oficina ministrada pelo TJAP em Cutias do Araguari
Os participantes são monitores do Programa Amapá Jovem e puderam aprender na prática quais os caminhos de uma conciliação para aplicarem na sua realidade local.
Da Redação
Jovens do município de Cutias do Araguari tiveram uma nova experiência com a oficina “Noções de Conciliação”, ofertada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), nesta quarta-feira (30), na Escola Alice Pimentel. Os participantes são monitores do Programa Amapá Jovem e puderam aprender na prática quais os caminhos de uma conciliação para aplicarem na sua realidade local.
O principal objetivo da oficina é capacitar esses jovens do município em técnicas de mediação e conciliação para que trabalhem conflitos no ambiente escolar, em casa e até mesmo nas comunidades onde vivem, trabalhando com esses jovens seus sentimentos e emoções, e estimulando reflexões sobre a vida. A capacitação traz como temáticas: noções de negociação, conciliação e mediação; introdução sobre alienação parental; práticas restaurativas; constelação familiar; e programação neurolinguística.
Thalia Tavares (21 anos), que é monitora do Amapá Jovem, disse que essa é uma grande oportunidade para aplicar esses métodos no município de Cutias de Araguari. “Eu fico feliz em participar desse curso de conciliação, que vai nos ajudar bastante a trabalhar na nossa comunidade a resolver da melhor forma os conflitos que surgirem. Uma oportunidade, onde nós seremos esses multiplicadores desses métodos de mediação e conciliação”, afirmou.
Segundo a supervisora do Programa de Mediação Escolar e Social do TJAP, Euzinete Bentes, esse curso, que se tornou possível por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre TJAP e o Governo do Estado, prepara as pessoas para um melhor convívio na sua comunidade.
“Com essa capacitação, vamos formar jovens conciliadores e, como consequência, cidadãos melhores, que saibam resolver situações com uma conversa, com o entendimento sobre como lidar com as emoções”, defendeu a supervisora, Euzinete Bentes.
Conciliação Itinerante
A oficina faz parte da programação do mutirão da Conciliação Itinerante, que está em execução no município de Cutias do Araguari até esta sexta-feira (1°) de abril, no Posto Avançado da Justiça.
Publicidade (x)