Nível das águas sobe e deixa única praia litorânea isolada do restante do Amapá

Autoridades monitoram ocorrência de possível acidente ambiental pela mistura das águas salgadas do oceano com a região dos lagos.

Cleber Barbosa, da Redação

 

Circulam nas redes sociais imagens da estrada que liga a sede do município de Calçoene com a Praia do Goiabal, totalmente submersa pela elevação do nível das águas da região dos lagos. Embora seja uma ocorrência esperada para essa época do ano, autoridades investigam um possível acidente ambiental, pela invasão das águas salgadas do Atlântico a ecossistemas banhados por águas doces e límpidas.

Trata-se da única praia acessível em todo o litoral amapaense que é banhado pelo oceano e um verdadeiro cartão-postal de uma parte ainda pouco explorada pelos turistas.

Segundo o atual prefeito municipal, Reinaldo Barros (PDT), embora seja comum a cidade conviver com as “águas grandes” no inverno amazônico, o problema do acesso à Praia do Goiabal se agravou no final da gestão anterior – da prefeita Lucimar Silva (SOLIDARIEDADE) – devido a uma obra que acabou retirando uma proteção natural que margeava o leito da estrada.

Para o prefeito, os reais danos ao patrimônio natural de Calçoene ainda nem podem ser medidos. “Foi construído inclusive um conjunto habitacional que acabou invadido pelas águas e todos foram prejudicados”, acusa o gestor municipal.

Assista vídeo com a situação atual da estrada do Goiabal

O secretário estadual dos Transportes do Governo do Amapá (SETRAP), Valdinei Amanajás, anunciou que determinou o deslocamento de uma equipe de técnicos para a região afetada, de modo a avaliar a situação e planejar ações de reparos como também uma solução definitiva para o problema. “Nós estamos monitorando essas e outras situações relacionadas aos riscos de trafegabilidade de nossas rodovias e contamos com o apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”, disse o secretário estadual.

Recanto

A Praia do Goiabal tem águas escuras, por conta da influência do Rio Amazonas, permanecendo assim durante praticamente metade do ano; de julho a dezembro as águas clareiam um pouco. Essa é uma das únicas praias de água salgada do Amapá.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...