MP-AP viabiliza parcerias para profissionalização de jovens de Santana
As capacitações visam possibilitar a qualificação profissional de adolescentes e jovens nas faixas etárias entre 16 e 24 anos em situação de violência.
Da Redação
A parceria firmada pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) com o Instituto Marcelo Cândia – Lar Bethânia teve continuidade nesta segunda-feira (23), com a aula inaugural dos cursos profissionalizantes ofertados aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Santana, por meio da articulação junto às instituições públicas e privadas. Foram iniciados onze cursos para capacitação de 342 jovens inscritos, oportunizando qualificação para inserção no mercado de trabalho.
Na abertura, a procuradora de Justiça e coordenadora da Coordenação-Geral dos Centros de Apoio Operacional do MP-AP (CGCAO), Judith Teles, parabenizou os promotores José Barreto e Miguel Ferreira, que coordenam o projeto, que viabilizou vários cursos e com muitos parceiros, e também cumprimentou os jovens que estão buscando esse aprendizado.
As capacitações fazem parte do projeto “Profissionalização de Jovens em Situação de Risco” desenvolvido pela 1ª e 2ª Promotoria de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude de Santana, em conjunto com a entidade beneficente, desde 2018, com apoio da iniciativa privada e instituições públicas.
Nesta edição de 2023, são parceiros: Ministério Público do Trabalho (MPT); Prefeitura Municipal de Santana (PMS); Instituto Inova; Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP); Nutriama; Domestilar; Webflash; Sindicato do Comércio Varejista de Móveis e Eletrodomésticos do Estado do Amapá (Sindmóveis); e Associação dos Membros do Ministério Público do Amapá (AMPAP).
“Temos essa parceria com o MP-AP há vários anos. É um trabalho que a gente acompanha e dá resultados. A minha carreira profissional começou com um curso técnico em eletrônica, por isso sei da importância dos cursos profissionalizantes para os jovens”, afirmou o empresário Carlos Batista, da Webflash, que há quase três anos disponibiliza estrutura de internet gratuita para o Lar Betânia, anunciando, ainda, a ampliação da parceria com novos cursos na área de tecnologia de redes.
A diretora do Instituto Marcelo Cândia, irmã Hermelinda Bui, disse que era momento apenas de agradecer. “Queremos agradecer muito pelas parcerias, principalmente, ao Ministério Público e todos que estão nos ajudando para que aconteçam esses cursos”, declarou.
O sentimento de gratidão também foi manifestado pela aluna do curso de Confeitaria, Beatriz Neves, que vislumbrou uma oportunidade de trabalhar por conta própria, a partir desse aprendizado técnico.
Houve, ainda, as manifestações do prefeito de Santana, Bala Rocha; deputado Estadual Lorran Barreto, representando a presidente da Alap, Alliny Serrão, que anunciou a retomada do Convênio com a instituição; juíza da Vara da Infância de Santana, Larissa Antunes; representante do Instituto Inova, Fabíola Ribeiro; o corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE-AP), Eduardo dos Anjos, e o Defensor da Vara da Infância de Santana, Eduardo Vaz.
Os coordenadores do projeto, promotores de Justiça José Barreto e Miguel Ferreira, manifestaram gratidão a todos os presentes, autoridades, empresários, alunos e seus familiares e, em especial, às equipes do Lar Betânia e do MP-AP.
“O Ministério Público e o Lar Betânia estão iniciando hoje mais uma etapa dos cursos de profissionalização, em sua sexta edição, e desta feita com vários empresários e instituições como a Prefeitura de Santana, Assembleia Legislativa e MP do Trabalho para profissionalizar esses jovens aqui de Santana, dando a eles uma oportunidade de emprego para inserção no mercado de trabalho. Estamos muito felizes por termos conseguido ampliar essas parcerias que possibilitaram aumentar a quantidade de jovens assistidos”, comemorou Miguel Ferreira.
“Minha fala, hoje, é de agradecimento. Nada disso que está acontecendo seria possível se nós não tivéssemos os parceiros que temos. Eu e o Miguel fazemos questão de trazer pessoas, instituições, para conhecerem a importância do Instituto Marcelo Cândia e o que ele faz, porque só assim conseguem ver o tamanho dessa obra. São essas parcerias que possibilitam que sintamos muito orgulho quando sabemos, por exemplo, que um jovem, que saiu daqui do nosso curso de montador de móveis, está empregado e outro que já é instrutor. Não tenho palavras para agradecer o investimento e o compromisso social de cada um de vocês. A formação profissional traz oportunidades de trabalho e dignidade ao ser humano”, afirmou Barreto.
Cursos
Cursos ofertados: manicure e spa dos pés; corte e costura; aplicador de papel de parede; agente de portaria; operador de supermercado; informática; atendimento ao cliente; confeitaria personalizada de bolos e doces; cabeleireiro; maquiagem e montador de móveis.
As capacitações visam possibilitar a qualificação profissional de adolescentes e jovens nas faixas etárias entre 16 e 24 anos em situação de violência, inclusive os que estão em cumprimento de medida socioeducativa, bem como o futuro encaminhamento ao mercado de trabalho, sendo estimulado o trabalho autônomo, o empreendedorismo e o marketing pessoal dos cursistas. Além dos jovens, contam também com a participação de mães de alunos e mulheres atendidas pela rede de proteção da infância e da juventude.
Após a abertura oficial, foi realizada visita guiada aos laboratórios e salas de aula do Instituto Profissionalizante Marcello Candia.
Publicidade (x)