MP-AP promove Menção Honrosa para Alunos que obtiveram notas acima da média no Enem
A Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café foi destaque na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem).
Da Redação
A Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café foi destaque na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem). 29 alunos alcançaram notas entre 720 e 980 pontos. A iniciativa, promovida pela direção do educandário em nome do diretor Rhuam Rosselly Monteiro Marinho e pelas docentes Ana Maria Viana, Micarla Michelle Rocha e Ronilda Amaral da Conceição Balieiro, ressaltou que os jovens obtiveram notas acima da média.
Por causa dos excelentes resultados, o Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (PJDE) e do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAO-EDU), atribuiu na última terça-feira (5), menção honrosa à Equipe da Escola e aos estudantes da instituição.
As Equipes do Convênio Nº 01/2020/MPAP/UNIFAP/FUNDAPE – sob coordenação do professor Antônio dos Martírios Barros, da PJDE e do CAO-EDU – estiveram presentes durante a entrega dos certificados.
O diretor Rhuam Marinho citou que os alunos superaram o desafio da pandemia de Covid-19 para alcançar boas notas. “Estamos felizes por essa bela homenagem do Ministério Público, junto com o Promotor Roberto Alvares e sua Equipe. Nossa escola só tem a ganhar com isso e os órgãos públicos estão conhecendo o trabalho da nossa escola. Isso é o mais importante. A pandemia ainda não acabou, mas os nossos alunos conseguiram superar todo esse processo e alcançaram uma excelente nota no Exame Nacional do Ensino Médio.”
“Foi um sentimento maravilhoso porque são momentos raros da escola pública que não são valorizados. Normalmente, a escola pública é estigmatizada como se não prestasse um excelente serviço e ela presta. O aluno da escola pública é tão capaz quanto da escola particular e essas ocasiões são raramente comemoradas. Faço questão que o meu aluno seja destacado, de ter outdoor para ele, de ter todas as homenagens porque merece mesmo. É um mérito imenso, sobretudo nesse contexto que enfrentamos”, disse a docente Ana Viana.
A professora Ronilda Balieiro destaca que receber o reconhecimento da Promotoria de Defesa da Educação é um privilégio. “É positivo receber uma menção honrosa de um órgão tão respeitado como o Ministério Público porque é um incentivo para que continuemos trabalhando. A gente sabe que a condição de professor não é tão fácil, mas continuamos com o mesmo gás e com a mesma expectativa de boas notas para que o aluno triunfe. Ser gratificada e reconhecida é um prestígio e privilégio para gente. Recebemos com muito agrado e com muito prazer essa valorização da Promotoria de Defesa da Educação”.
O estudante Théo Souza, 17, destacou a importância de ser reconhecido pela Promotoria de Justiça de Defesa da Educação. “Eu acho gratificante receber essa homenagem porque a gente teve todo o esforço durante esse período pandêmico e foi uma grande luta. É sempre bom ter esse reconhecimento. As professoras Ana e Ronilda foram as responsáveis pelas turmas de 3º ano e tiveram um papel muito importante. Eu tive muito conhecimento sobre redação e como tive aula com a professora Ana, ela me ajudou bastante, tanto pra minha evolução, quanto para o meu amadurecimento”, disse o estudante que tirou 900 pontos na redação do Exame.
“A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, por reconhecer a proatividade e esforço da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, concede menção honrosa, em razão do bom exemplo apresentado, à Gestão Escolar e as professoras de Língua Portuguesa, Ana Maria Viana, Micarla Michelle Rocha e Ronilda Amaral da Conceição Balieiro, que, por uma nobre e excelente iniciativa, investiram tempo para preparação dos 29 estudantes, os quais, através de muito esforço, determinação e disciplina, obtiveram média entre 720 e 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio”, pontuou o titular da Promotoria de Defesa da Educação e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Educação, promotor de Justiça Roberto Alvares.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Publicidade (x)