MP-AP promove “Cloud Summit Amapá – A Nuvem Alavancando o Setor Público”

O procurador-Geral de Justiça, Paulo Celso Ramos, e os a procuradores de justiça Clara Banha e Jair Quintas participaram da abertura do evento.

Da Redação

Com a presença de representantes da área de Tecnologia da Informação (TI) de órgãos públicos do estado, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou na quarta-feira (14), o “Cloud Summit Amapá – A Nuvem Alavancando o Setor Público”. O evento foi promovido em parceria com a AWS Brasil e Claro S.A., e teve como meta debater a importância da Nuvem Computacional para a modernização e melhoria dos serviços públicos, além de apresentar soluções inovadoras para garantir a proteção dos dados. O encontro ocorreu na Procuradoria-Geral de Justiça do Amapá (PGJ-AP). O procurador-Geral de Justiça, Paulo Celso Ramos, e os a procuradores de justiça Clara Banha e Jair Quintas participaram da abertura do evento.

O Cloud Summit Amapá foi iniciado pelo presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MP-AP, promotor de justiça André Araújo, que juntamente com o diretor do DTI, Rodinei Paixão, apresentaram a experiência de sucesso do MP-AP ao aderir à Nuvem Computacional e adotar a plataforma AWS para aprimorar seus serviços e tornar mais acessíveis à sociedade. O pioneirismo do MP-AP na jornada digital tem sido um importante referencial para outras instituições públicas que se beneficiam das soluções de inovação oferecidas, como a integração de sistemas, a análise de dados em tempo real e a segurança da informação.

O público teve acesso a palestras com especialistas na área. O líder regional Norte/Nordeste para setor público da Amazon Web Services, Ronaldo Abath, abordou o tema central “A Nuvem Impulsionando a Era Digital no Setor Público”; Odélio de Melo Horta Filho, diretor executivo da Claro S.A., palestrou sobre “Desafios, Oportunidades e Visão de Futuro”. Estes dois executivos exploraram juntos o tema “Como Iniciar a Jornada na Nuvem e Modelo de Contratação”.

A quarta palestra foi proferida pelo arquiteto de soluções para setor público da Amazon Web Services, Rubens karklin, com o tema: “A Nuvem e a Inteligência Artificial Gerativa”. A atividade de interação com o público foi mediada por Rubens karklin e pelo servidor do MP-AP, Lindomar Góes.

A adoção dessas soluções tem permitido aos órgãos públicos uma gestão mais eficiente e transparente, além de proporcionar uma melhor experiência aos cidadãos. Durante a abertura, o promotor André Araújo destacou a importância da Nuvem Computacional para a melhoria da gestão pública.

Participaram do evento representantes da TI do Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), Defensoria Pública (DEFENAP), Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), Prefeitura Municipal de Santana (PMS), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Assembleia Legislativa (ALAP), Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Polícia Civil do Amapá (PC-AP), Centro de Gestão da Tecnologia da Informação, Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), entre outros.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...