MP-AP e Senac/AP iniciam cursos para jovens de Laranjal do Jari
As capacitações ocorrem por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), na Carreta Senac Móvel de Informática e Gestão, estacionada em frente à Promotoria de Laranjal do Jari.
Da Redação
Na quarta-feira (19), foram iniciados os cursos de Operador de Computador e Assistente de Tecnologia da Informação para jovens de Laranjal do Jari promovidos por meio de uma cooperação técnica firmada pela Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AP). O objetivo é proporcionar qualificação dos alunos para inserção no mercado de trabalho.
Na abertura, realizada no auditório da Promotoria de Laranjal do Jari, participaram o promotor de Justiça e coordenador das unidades do MP-AP no município, Arthur Senra Jacob, o conselheiro da Federação do Comércio no Amapá (Fecomércio/AP) e presidente do Sindicato do Comércio Varejista da cidade, Valdimar Barros, e os coordenadores do projeto, assessor técnico da PGJ, José Villas Boas, e a diretora pedagógica do Senac/AP, Carla Helienai.
As capacitações ocorrem por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), na Carreta Senac Móvel de Informática e Gestão, estacionada em frente à Promotoria de Laranjal do Jari. Os cursos de Operador de Computador e Assistente de Tecnologia da Informação são ministrados pelo instrutor Rodrigo Nunes e possuem cargas horárias de 196 e 200 horas, respectivamente, divididos em duas turmas de 20 alunos, em dois turnos, com previsão de conclusão em setembro de 2023.
José Villas Boas informou que as inscrições foram realizadas por meio de edital, atendendo aos critérios do Programa Senac de Gratuidade, que disponibilizou vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O MP-AP apoia com a logística para deslocamento e funcionamento dos cursos, como, por exemplo, disponibilizando internet direto das suas unidades.
Os representantes do Senac/AP destacaram a qualidade dos cursos como uma marca da instituição e que esperam que todos os inscritos tenham interesse nesse aprendizado que poderá abrir caminhos no processo de profissionalização. Agradeceram ao MP-AP pela parceria que está viabilizando o deslocamento da Carreta Senac Móvel para ministrar os cursos.
Segundo o coordenador das Promotorias de Laranjal do Jari, o projeto abre caminhos para que os adolescentes tenham possibilidade de buscar melhoria de vida e evita que sejam levados para a criminalidade.
“O direito à vida não se limita à garantia de condições para que possamos seguir vivos. Ele vai além, e abrange, inclusive, o direito de sonhar e de viver com dignidade. Há uma palavra muito importante para mim, que é perspectiva, não sei se os senhores já pararam para refletir, mas perspectiva é a nossa capacidade de enxergar um futuro melhor e perceber no nosso esforço diário a possibilidade de alcançar a vida com a qual sonhamos. A minha alegria por estar aqui hoje é por perceber que esse projeto do MP-AP com o Senac dá aos jovens aqui presentes essa perspectiva. Meus parabéns aos que se inscreveram e muito obrigado pela presença de todos nesta abertura”, manifestou Arthur Jacob.
Mais sobre a Cooperação
A parceria, iniciada em 2016 e renovada desde então, já qualificou centenas de jovens dos municípios amapaenses. O planejamento segue para que os jovens de todos os municípios do Estado tenham oportunidade de participar do projeto. Neste segundo semestre de 2023, a Carreta ficará na Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari com a meta de capacitar 80 alunos até dezembro.
Publicidade (x)