MP-AP conhece equipamento de micro comparação balística
Na Polícia Científica, a promotora foi recebida pelo diretor- geral, Marcos Ferreira, pelo chefe de gabinete, Cesar Augusto, técnicos e especialistas da instituição.
Da Redação
A promotora Klisiomar Lopes Dias, titular da 2ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Macapá e Coordenadora das Promotorias do Júri, esteve na sexta-feira (14) em visita ao prédio da Polícia Científica do Amapá (PCA-AP) para conhecer o novo equipamento de micro comparação balística, adquirido pelo Estado, resultado da recomendação 001/2020-2PJTJM do Ministério Público.
Foram pouco mais de 2 anos e meio de espera, mas a cobrança do MP-AP, cumprida pela PCA, vai diminuir o tempo dos procedimentos para examinação de um projétil, que antes durava cerca de uma semana e, agora, poderá ser feito em dez projéteis e dez cápsulas em apenas um dia, segundo informações do governo. Significa, também, maior rapidez na confecção de laudos e provas, importantes para a elucidação de casos criminais.
“O equipamento de micro comparação balística custou mais de 1 milhão de reais. Maravilhoso! É fruto de uma recomendação que expedimos no dia 1/12/2020 e, depois de muitas cobranças e reuniões, chegou esse semestre. Vieram dois técnicos do Canadá e do México para instalar e capacitar os servidores”, explica a promotora Klisiomar.
Na Polícia Científica, a promotora foi recebida pelo diretor- geral, Marcos Ferreira, pelo chefe de gabinete, Cesar Augusto, técnicos e especialistas da instituição.
Ainda de acordo com a Polícia Científica, os novos equipamentos e a qualificação dos servidores possibilita a inserção do Amapá no Banco Nacional de Perfis Balísticos, de maneira semelhante ao que já acontece com os perfis de DNA, que cruzam informações de vestígios biológicos criminais em todo o país e permitem que crimes cometidos por uma mesma pessoa em diferentes estados sejam solucionados.
A Polícia Científica conta, atualmente, com três micro comparadores balísticos. Eles auxiliam o perito a fazer uma análise manual das características do armamento. O novo maquinário faz com que esses estudos sejam automatizados, dando celeridade ao trabalho.
Recomendação 001/2020-2PJTJM
Na recomendação, expedida em dezembro de 2020, o MP-AP pede que a Polícia Científica do Amapá (PCA), à época nominada Polícia Técnico Científica do Estado do Amapá (Politec), adote providências para aparelhar o órgão, de modo a atender as demandas do estado e dando prioridade e eficiência na emissão dos laudos periciais, principalmente em casos que envolvam investigações de crimes dolosos contra a vida. Ainda, que promova melhorias na comunicação e na inserção dos processos no Sig.Docs (sistema de acesso às autoridades policiais e ao MP); e que adquira o equipamento que realiza o exame de micro comparação balística.
A 2ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Macapá vai continuar em alinhamento com a PCA para que todos os pontos da recomendação sejam sanados. Entre os principais estão a inserção dos processos no Sig. Docs e a emissão de laudos em menor tempo.
Publicidade (x)