MP-AP apoia debate do Comitê Amapá com estudantes por uma gestão democrática na escola

A iniciativa é do Comitê Regional Amapá da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ/MP-AP).

Da Redação

Alunos do ensino médio de 14 escolas públicas e acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) participaram, na tarde de sexta-feira (16), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), do “Encontro Gestão Democrática na Escola: participação e organização em grêmios e coletivos estudantis”. A iniciativa é do Comitê Regional Amapá da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ/MP-AP).

A abertura contou com a participação virtual do promotor de justiça e coordenador do CAO-IJ, Miguel Ferreira, destacando as múltiplas vertentes para uma gestão democrática nos estabelecimentos de ensino. “O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude se aliou ao Comitê Amapá por algumas razões fundamentais, entre elas, podemos citar: o compromisso constitucional do MP brasileiro; a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente que asseguram às crianças e adolescentes o direito à Liberdade, ao Respeito e a Dignidade e, dentro desses direitos, podem e devem expressar as suas opiniões e participar da vida política em todos os espaços; os Planos Decenais de Educação; são algumas das razões”, iniciou.

“O Ministério Público tem o compromisso constitucional com a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, deve acompanhar e incentivar as discussões sobre o novo Plano Nacional de Educação e o CAO-IJ vai ficar muito mais atento à participação dos estudantes nessa tarefa. Tem um termo muito utilizado, hoje, pelos movimentos sociais que se aplica também a esse evento: “nada sobre nós, sem nós”. As crianças e adolescentes alcançaram o patamar de sujeitos de direitos, portanto, todos têm capacidade de opinar e influenciar em tudo que se refere a eles e elas”, concluiu Miguel Ferreira.

Representando o MP-AP, a promotora da Infância de Macapá, Samile Alcolumbre, saudou os alunos e autoridades que compuseram a mesa de honra: professor Aildo Santos, coordenador do Comitê Amapá; Antônia Costa Andrade, secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação (Seed); e, Andresa Nunes dos Santos, gerente de Protagonismo Estudantil da Seed.

“Eu também já fui jovem e hoje estou aqui como promotora de justiça em razão da educação. Se eu consegui, vocês também podem alcançar o lugar que quiserem na sociedade, por meio dos estudos”, incentivou Samile Alcolumbre.

A assistente social do CAO-IJ, Séfora Rôla, informou que o objetivo do Encontro é debater sobre a Gestão Democrática, por meio dos Grêmios e as demais formas de participação dos/das estudantes no ambiente escolar, levando em consideração as estratégias 19.4 do Plano Nacional de Educação (PNE) e 25.9 do Plano Estadual de Educação do Amapá (PEE-AP) que preveem o estímulo e promoção nas redes de educação básica, o fortalecimento de grêmios estudantis assegurando, inclusive, espaços adequados e condições de funcionamento nas escolas e fomentando a sua articulação orgânica com os conselhos escolares, por meio das respectivas representações.

Programação

As abordagens no encontro tiveram como tema central: Gestão Democrática na Escola: Participação e Organização em Grêmios e Coletivos Estudantis, mediado pela acadêmica de Relações Internacionais da Unifap e integrante do Comitê Amapá da CNDE, Larissa Pontes.

Em seguida foram apresentados os subtemas: “Plano Estadual de Educação e o protagonismo juvenil amapaense”, pela professora doutora Simone do Socorro Freitas do Nascimento e integrante do Comitê Amapá; “A importância dos Grêmios na gestão democrática na escola”, pela doutora Marcele Frossard, coordenadora de programa e políticas da CNDE; “O trabalho desenvolvido pela Gerência de Protagonismo Estudantil na Seed”, por Andresa Nunes dos Santos.

Os estudantes Iago Ramos, presidente do Grêmio Estudantil e Jovem Protagonista da Escola Lucimar Amoras Del Castillo, e Alan Delon Lisboa Vieira, dirigente do Grêmio Voz Ativa na Escola Estadual Mário Quirino da Silva, e a professora e conselheira do Grêmio da Mário Quirino, Dhiuly Ricardinho, deram depoimentos relatando as “Boas Práticas em Grêmios Estudantis em Escolas Estaduais”. Em seguida, ocorreu a plenária para participação dos alunos e profissionais da educação presentes no evento.

Participaram alunos e profissionais das Escolas Estaduais do Amapá: Alexandre Vaz Tavares; Antônio Cordeiro Pontes; Augusto Antunes; Colégio Amapaense; Esther da Silva Virgulino; Jesus de Nazaré; José Ribamar Pestana; Maria Ivone de Menezes; Mário Quirino da Silva; Professora Maria Carmelita do Carmo; Professor José Firmo de Nascimento; Professor José Barroso Tostes; Professor Lucimar Amoras Del Castillo; Tiradentes; e acadêmicos da Unifap. Os representantes do Grêmio Estudantil da Gabriel Almeida Café (CCA) não puderam participar em razão do falecimento de um estudante da escola.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...