MP-AP realizam vistoria em Hospital de Porto Grande e governador confirma inauguração em 2023
O prefeito José Maria Bessa, a secretária municipal de Saúde, Esmeralda Montenegro, e a presidente da Fundação de Saúde, Gisela Cezimbra estiveram presentes.
Da Redação
Atendendo solicitação do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e da população, o Hospital Regional Maria Lúcia, de Porto Grande, será inaugurado no mês de outubro. A confirmação foi do governador do Amapá, Clécio Luís Vieira, durante vistoria técnica de iniciativa dos procuradores de justiça Ivana Cei e Joel Chagas, e do promotor da Comarca local, Benjamin Lax, na sexta-feira 1º de setembro. O prefeito José Maria Bessa, a secretária municipal de Saúde, Esmeralda Montenegro, e a presidente da Fundação de Saúde, Gisela Cezimbra estiveram presentes.
A obra do hospital, de média complexidade, é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de origem do MP-AP, assinado em 2018 pelo promotor de justiça Wueber Penafort e representantes da Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão e Governo do Estado (GEA), para compensação ambiental por parte da empresa. Foram investidos cerca de R$ 11 milhões na primeira etapa do hospital, que está concluída. A segunda etapa é de responsabilidade do GEA, que está viabilizando investimentos.
A etapa a ser inaugurada oferecerá 34 leitos para internação clínica e cirúrgica, observação, recuperação e estabilização, serviços de urgência e emergência adulto e pediátrico, e centro cirúrgico para cirurgias ambulatoriais e de pequeno porte. Além de Porto Grande, o primeiro Hospital Regional do estado atenderá pacientes de toda região Centro-Oeste e Região Norte.
O MP-AP acompanha todo o processo referente ao Hospital de Porto Grande desde o cumprimento do TAC até a execução da obra. Em junho deste ano, a procuradora de justiça Judith Teles e os promotores de Saúde, Wueber Penafort e Fábia Nilci, atenderam as reivindicações dos moradores e visitaram o espaço constatando que a obra estava concluída, porém sem previsão de entrar em funcionamento.
“Agradecemos ao governador Clécio Luís por atender ao chamado do MP-AP e mostrar que o Estado já está se organizando para inaugurar o hospital ainda em 2023, uma demanda das populações destas regiões. Com a inauguração, também será desafogada a rede municipal de saúde e hospitais de Macapá, o que significa muito para os amapaenses. Estou impressionada e satisfeita por saber que o GEA trabalha para que este seja um hospital de referência”, disse a procuradora Ivana Cei.
O governador Clécio Luís afirmou que o Estado está em fase de credenciamento das organizações sociais que irão administrar o hospital. “Temos o respaldo do MP-AP e estamos dando respostas para a sociedade. A inauguração é mais um passo importante na gestão da saúde no Amapá, que é a regionalização, que irá oferecer atendimento para moradores de nove municípios”, concluiu o governador.
Publicidade (x)