Luau na Samaúma valoriza a literatura, narrativa e poesia amapaense

Esta é mais uma tradição do evento que retorna nesta sexta-feira (27), na Praça da Samaúma, em frente ao prédio da Procuradoria-geral de Justiça, no Araxá, a partir das 17h. 

Da Redação

Para saudar a lua cheia, o Luau na Samaúma – Amapá 80 Anos tem um lugar especial para a poesia, contação de histórias e literatura: a Tenda Literária. Lá, e ao redor da samaumeira, poetas, escritores e contadores recebem o público amante da prosa e verso. Esta é mais uma tradição do evento que retorna nesta sexta-feira (27), na Praça da Samaúma, em frente ao prédio da Procuradoria-geral de Justiça, no Araxá, a partir das 17h.

Literatura e poesia

Na Tenda Literária, a Associação Literária do Estado do Amapá (ALIEAP) e o Coletivo Juremas esperam o público com exposição, varal de poesias e performances artísticas. O Coletivo é formado por mulheres que representam a voz das amazônidas e a ALIEAP é uma rede formada por vários escritores de gerações variadas, que realizam encontros e projetos para divulgar a produção literária do Amapá. Eles estarão conversando, recepcionando e interagindo com os visitantes.

Para a criançada

Um mundo paralelo está preparado para as crianças. As contadoras de histórias Maria Eugênia, Esmeralda Santos e Tia Eli vão encantar com suas narrativas e interpretações. As três são pedagogas e têm paixão por contar histórias. Eugênia vai narrar obras de diversos autores brasileiros e fazer com que o público se sinta  personagem das histórias. A Tia Eli vai fazer uma abordagem lúdica e interativa, brincadeiras dirigidas e contar histórias. Esmeralda traz para o Luau as vivências do quilombo do Curiaú, com uma narrativa surpreendente, que mistura a realidade com encantamento.

Os artistas Vanea Avlis e Anthony Barbosa apresentam o musical infantil “Entrei na Roda”, com os bonecos mamulengos Maneco e Natalina, que irão dialogar com o público em três atos, a musicalização, brinquedos cantados e as histórias cantadas. O espetáculo é com músicas autorais e do folclore popular, que fazem a interação dos movimentos que encantam as crianças.

O Luau na Samaúma é uma realização do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Governo do Estado do Amapá (GEA) e Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE/AP).

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...