Josenildo Abrantes promete novo embate contra reajuste da energia elétrica
Debate reuniu representantes do governo e do setor elétrico ouvidos nesta quarta-feira (13) na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
Cleber Barbosa, da Redação
Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o deputado federal Josenildo Abrantes (PDT/AP) falou sobre os impactos do reajuste na tarifa e a qualidade no fornecimento de energia elétrica para consumidores do Amapá. Era em referência à proposta da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) de reajuste extraordinário de 44% nas tarifas de energia elétrica no Amapá.
Para o parlamentar amapaense, o consumidor já está bastante sobrecarregado com os passivos que já foram repassados à tarifa da energia. “É um absurdo que vamos combater com todas as nossas forças. Cobrei respostas e ação tanto da Cea Equatorial e da ANEEL para este triste cenário. Não vamos admitir que esse aumento entre em vigor prejudicando toda a população do Amapá”, completou o deputado.
Acompanhe a manifestação de Josenildo Abrantes na Câmara
Em tempos de mudança climática, o Brasil precisa retomar a construção de usinas hidrelétricas com grandes reservatórios de água. Entre outros benefícios, os lagos garantem a oferta de energia firme e limpa, e ainda podem ser usados para o controle de cheias. A avaliação foi feita por representantes do governo e do setor elétrico ouvidos nesta quarta-feira (13) na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
O debate foi proposto pelo deputado Geraldo Mendes (União-PR). Para ele, é preciso vencer o discurso de que os reservatórios das usinas hidrelétricas prejudicam o meio ambiente. “É um grande equivoco que o ‘usineiro’ não tem responsabilidade ambiental. Pelo contrário, nós somos os maiores preservadores ambientais do mundo para poder ter uma boa qualidade de produção de energia”, disse Mendes.
Fonte: Agência Câmara de Notícias