Janeiro Branco: MP-AP promove ação de saúde física e mental
Membros, servidores, colaboradores e estagiários do Ministério Público do Amapá (MP-AP) receberam atendimento em saúde física e mental nesta terça-feira (23).
Da Redação
A ação faz parte das atividades do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e emocional, uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), executada pela Divisão de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida no Trabalho do Departamento de Gestão de Pessoas (DDHQVT/DGP), com a parceria do GEAP Saúde e do SESI/AP.
Massoterapia, ventosa, verificação de pressão arterial (PA) e glicemia, nutricionista, consulta médica, atividades laborais, escuta psicológica e roda de conversa sobre autocuidado e saúde mental foram oferecidos, além de informações sobre plano de saúde para servidores. A auxiliar ministerial Nancy Nunes aproveitou para tirar dúvidas com o GEAP. “Fui bem recebida, as dúvidas esclarecidas e fiz a adesão consciente e sem burocracia”.
Esta é a primeira ação de saúde ocupacional da instituição em 2024. No decorrer no ano já estão programadas atividades em todas as unidades do MP-AP. “Foi muito importante os atendimentos que eu passei hoje, com médico e nutricionista, também aferi a pressão arterial, recebi orientações para melhorar minha qualidade de vida e assim prevenir e promover minha saúde, que as vezes, na correria do dia a dia, deixamos em segundo plano”, disse a analista ministerial Ana Caroline Chagas.
A encarregada de Serviços Gerais, Aldilene Souza, considera estas ações de extrema importância para a saúde dos trabalhadores da área que supervisiona. “Todos são incentivados a receberem atendimento e a maioria aproveita para consultar, fazer exames, vacinar e também ter orientação com nutricionista, por exemplo. É muito importante porque nem todos têm a oportunidade desses serviços de forma gratuita”.
Qualidade de Vida no Trabalho
Proporcionar qualidade de vida no trabalho é um dos compromissos das gestões do MP-AP como parte da política institucional. Através de ações de saúde ocupacional, a DDHQVT/DGP leva para os prédios de todos os municípios as ações programadas sob a orientação do Comitê Qualidade de Vida no Trabalho, coordenado pela procuradora de justiça Estela Maria do Nascimento Sá.
A partir de 1997, o MP-AP colocou entre as prioridades a atenção com bem-estar de membros e servidores, e as primeiras ações foram a instituição do Coral e a Corrida do MP-AP, e a criação do Programa de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. Em 2018 foram incorporadas atividades voltadas para a saúde ocupacional, com a transformação do Programa no Serviço de Saúde Ocupacional (SSO). No ano de 2019 o Serviço foi reestruturado, ganhando relevância no período pandêmico, e em 2021 o SSO passou a integrar o organograma institucional como DDHQVT, ligada à DGP.
O procurador-geral de justiça do MP-AP, Paulo Celso Ramos, afirma que garantir bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho para membros, servidores e prestadores de serviço, é um dos compromissos da instituição. “Estamos em consonância com a política instituída pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e seguimos exemplos de outros MPs. São ações importantes para que todos tenhamos motivação e sejamos proativos, garantindo qualidade e produtividade, dentro e fora do espaço de trabalho”.
Publicidade (x)