Ilha de Santana revive história de povoado através de missa e encenação teatral
A comunidade foi fundada em meados do século XVIII.
Da Redação
Nesta terça-feira (04), a arte cênica e a fé foram alguns dos protagonistas dos festejos de comemoração dos 267 anos de fundação do povoado da Ilha de Santana. A comunidade foi fundada em meados do século XVIII.
A programação contou com dezenas de pessoas presentes, muitos vindo da sede municipal e da própria comunidade distrital, na qual testemunharam inúmeras transformações da região nas últimas décadas.
Uma extensa programação foi organizada pela Prefeitura de Santana, através da Fundação Municipal de Cultura (Sancult), iniciando com uma missa a céu aberto, realizada ao lado da Igreja-matriz da comunidade.
Na ocasião da missa, o pároco comentou sobre a Ilha de Santana, citando a grandeza de sua história e suas mudanças ao longo dos anos.
“Um lugar abençoado pelo nome desde que foi criado. Aqui vivem pessoas de bem e muitos que foram, e para outros que estão chegando, essa terra é um lugar maravilhoso de se viver”, disse.
Teatro a céu aberto
Após a benção coletiva, o público foi contagiado pela apresentação teatral ‘A Comitiva de Furtado’, que mostrou o momento histórico do desembarque da comitiva do governador do Grão Pará Francisco Xavier de Mendonça Furtado na Ilha de Santana, na tarde de 4 de fevereiro de 1758.
A apresentação foi coordenada pelo ator Roberto Prata, contando com mais de 30 pessoas envolvidas no figurino e na parte técnica do evento. Para o prefeito de Santana Bala Rocha, a data é considerada de grande importância cultural e econômica.
“Nascemos juntos com a capital e guardamos muitos momentos históricos e culturais. E muitos sabem que desta terra temos riquezas que já atravessaram até mesmo o continente. Um lugar que sempre iremos manter sua história e suas tradições”, declarou o prefeito santanense.
Publicidade (x)