- Publicidade -

Governo entrega 19.800 testes rápidos de antígeno para covid-19 aos municípios

A entrega será realizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e fortalecerá a estratégia de busca ativa de casos da covid-19.

Da Redação

Nesta sexta-feira, 21, o Governo do Estado entregará 19.800 testes rápidos antígenos de covid-19 para os 16 municípios. A entrega será no período da manhã, coordenada pelo Laboratório Central (Lacen) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Os testes são considerados de alta eficiência e apresentam o resultado em até 15 minutos.

A entrega destes insumos faz parte da estratégia de busca ativa de casos para que, com o auxílio do Estado, cada município realize ações efetivas para contenção imediata da crescente de casos da covid-19.

Este teste rápido detecta se há ou não a presença do vírus no organismo da pessoa. A coleta do teste é feita por amostra da nasofaringe (nas duas narinas), com hastes flexíveis (espécie de um cotonete – swab) e o resultado sai em 15 minutos.

O teste tem um índice de assertividade acima de 90%, quando realizado de forma correta e no período da infecção, geralmente do 1º ao 7º dia de contágio.

“É fundamental que possamos ampliar a capacidade de testagem de todos os municípios, fazer busca ativa de casos, isolar quem esteja infectado e fortalecer o processo de vacinação das pessoas que ainda estão com doses pendentes. Essas são algumas das estratégias que estamos intensificando junto com os municípios”, afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Os testes serão distribuídos conforme critérios populacionais e epidemiológicos. Confira a quantidade de teste por município:

Macapá – 8.000

Santana – 2.000

Laranjal do Jari – 2.000

Oiapoque- 2.000

Cutias – 300

Ferreira Gomes – 300

Itaubal – 300

Mazagão – 500

Calçoene – 700

Porto Grande – 700

Pedra Branca – 700

Pracuúba – 500

Serra do Navio – 500

Amapá – 500

Tartarugalzinho – 500

Vitória do Jari – 300

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...