Governo do Estado leva exposição arqueológica e ciência sustentável para 52ª Expofeira do Amapá
Atrações estarão no estande do Iepa, durante os 10 dias de evento, que inicia nesta sexta-feira, 29.
Da Redação
Para estudantes e públicos de todas as idades, amantes da história, cultura e sustentabilidade, o Governo do Estado estará com uma exposição arqueológica e científica na 52ª Expofeira do Amapá, que inicia nesta sexta-feira, 29, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Durante os 10 dias do evento, que encerra no dia 8 de outubro, o estande do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), no Aquário de Inovações, terá uma programação especial e enriquecedora com várias exposições e apresentações.
Arqueologia
Uma das atrações será a exposição de artefatos arqueológicos promovido pelo Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Iepa, onde os visitantes poderão mergulhar na fascinante história da cultura do Amapá, conhecendo um pouco das descobertas do maior sítio arqueológico da Região Norte, através das peças que desvendam os segredos do passado da nossa região.
Farmácia e produtos de saúde
O instituto também estará presente com sua linha de remédios naturais da Farmácia Iepa. Os visitantes poderão conhecer e adquirir produtos de alta qualidade voltados para saúde e o bem-estar da população, além de conhecer, em primeira mão, o projeto da nova loja física da farmácia de manipulados da Amazônia.
“A nossa nova farmácia, que é referência, vem agora com uma nova estrutura física, novos equipamentos e pessoal, na confecção de fitoterápicos e cosméticos, para toda a sociedade amapaense e do nosso Brasil”, comentou, André Abdon, diretor presidente do Iepa.
Zoneamento ecológico e econômico
Durante a Expofeira serão apresentados os resultados preliminares do Zoneamento Ecológico Econômico do Amapá (ZEE), uma iniciativa do Governo do Estado fundamental para equilibrar o desenvolvimento com a preservação ambiental.
“É um estudo que visa ordenar o Amapá nas mais diversas áreas de desenvolvimento, com a produção de um grande mapa de estudo onde são acrescentadas informações na área de botânicas, zoologia, recursos hídricos, recursos minerais e arqueologia. Todos esses mapas temáticos auxiliam o poder público a desenvolver as políticas de desenvolvimento sustentável do estado”, explica o doutor Allan Kardec, um dos coordenadores do ZEE.
Apresentações e palestras
No Auditório Bacabeira do Pavilhão de Negócios, o Iepa fará apresentações dos resultados temáticos do ZEE com os renomados especialistas: Dr. Marcelo Carin, Dr. Admilson Torres, Dra. Claudia Silva, Dr. Nagib Melem, Dra. Cláudia Chelala e Dr. Luiz Costa. Além da participação especial do Dr. Jurandyr Ross, da Universidade de São Paulo (USP), abordando o Zoneamento Ecológico Econômico como tema geral.
Oficinas especiais
O instituto ofertará oficinas especiais imperdíveis, como de chás e plantas medicinais, que serão ministradas pelas doutoras Albenize Santana, Sonia Oliveira e pelo doutor Augusto Oliveira. Já a farmacêutica Caroline Salles ministrará uma oficina de tinturas, tudo na Unidade Móvel do Sesi/Senai que estará dentro do Parque de Exposições da Fazendinha.
Estande do Iepa
O estande do Iepa na 52ª Expofeira do Amapá está com exposições abertas ao público, nos 10 dias do evento, no horário das 17h às 22h30, no Aquário de Inovações. Esta é uma oportunidade única para os visitantes explorarem a rica diversidade cultural, científica e ecológica do Amapá.
Publicidade (x)