Governo do Amapá entrega próteses dentárias em ação de saúde bucal para idosos no Abrigo São José
Profissionais de odontologia do estado foram responsáveis pelo atendimento clínico, avaliação bucal e orientações sobre cuidados.
Da Redação
O Governo do Amapá realizou uma ação de saúde bucal nesta quarta-feira, 29, para os idosos residentes no Abrigo São José, entregando 15 próteses dentárias, após triagem clínica, realizada pelos profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do estado. As entregas estão sendo por etapas, de acordo com adaptação dos pacientes. Ao todo, 39 idosos receberão as próteses.
A ação, que iniciou em setembro pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), faz parte de um projeto itinerante, que está sendo desenvolvido pela Coordenação Estadual de Saúde Bucal (CESB), para descentralizar os serviços do CEO, atendendo os pacientes que possuem dificuldades de locomoção. É o que explica o diretor da unidade, George Araújo.
“Muitos pacientes possuem limitações motoras, dificultando o acesso aos serviços de saúde. Por isso decidimos trazer um dos nossos principais serviços até o abrigo São José, para atender um público que precisa muito de atenção odontológica”, afirma o diretor.
A iniciativa tem o objetivo de ressignificar o sentimento dos pacientes em relação à autoestima, melhorar a mastigação e fala, resgatando assim, os sorrisos que moram no abrigo.
“Estávamos ansiosos por mais essa ação, agradecemos a todos os profissionais envolvidos, que estão hoje aqui desenvolvendo um trabalho social muito importante. Nossos idosos precisam desse olhar carinhoso e cuidadoso, essa execução de serviços aqui dentro é uma parceria que está resultando em um trabalho lindo, de atenção aos nossos idosos”, ressalta a diretora do abrigo, Tatiane Barreto.
Durante as entregas, a equipe multiprofissional atuou na orientação sobre a forma correta de escovar os dentes, distribuição dos kits de higiene bucal, ressaltando a importância de manter os cuidados com a prótese.
“Na primeira vez que estivemos aqui, levantamos as necessidades dos idosos e verificamos como poderíamos atendê-los. Iniciamos a reabilitação da cavidade oral desses pacientes, para que hoje eles pudessem ter condições de receber o artefato protético, enfatiza a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Cássia Klein.
O aposentado Cícero Silva, de 70 anos, foi atendido em setembro e não via a hora de colocar a prótese, segundo ele, as refeições serão mais bem aproveitadas a partir de agora.
“Agora vou poder sorrir e comer melhor, antes minhas refeições tinham que ser cozidas na maioria das vezes, agora não, vou conseguir aproveitar mais. Foi muito bom receber a prótese, o sorriso vale por qualquer bom dia”, afirma Cícero.
Atendimento especializado
A produção de prótese dentária faz parte da carta de serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Amapá, para iniciar o atendimento, o paciente precisa apresentar o encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de identidade.
Atualmente, são disponibilizadas onze especialidades: endodontia, prótese dentária, buco maxilo facial, radiologia, periodontia, estomatologia, clínica geral, odontopediatria, ortodontia, ortopedia funcional dos maxilares e disfunção temporomandibular e dor orofacial.
A unidade fica na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Macapá, e funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, com atendimentos gratuitos pelo SUS.
Publicidade (x)